Cosmético vegano: o que é e quais suas reais vantagens?
Copaíba, sangue de dragão, cacay e outros ativos estão presentes nesses produtos, que são identificados por meio de certificações
Cosméticos veganos não contêm ingredientes de origem animal, são livres de substâncias tóxicas e não fazem testes em animais, sendo mais compatíveis com todos os tipos de pele.
Cosméticos veganos não contêm ingredientes de origem animal em sua formulação. Isso significa que não incluem substâncias como lanolina, mel, própolis, cera de abelhas, glicerina da gordura animal, fixador de perfume, corantes (como cochinilha), esqualano de origem animal etc.
Também são livres de ingredientes não tóxicos: sem parabenos, trietanolamina, silicones, corantes e derivados petroquímicos. E não fazem testes em animais, o chamado Cruelty-Free (livre de crueldade), respeitando a vida e a integridade dos seres vivos.
"Produtos veganos possuem ativos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como a copaíba, o sangue de dragão e o cacay, por exemplo. E apresentam maior compatibilidade com todos os tipos de pele, sendo uma excelente opção para pessoas com pele sensível e/ou com risco de alergias", explica Soon Hee Han, empresária sul-coreana, é CEO e CRDO da Amakos da Amazônia.
Para identificar se um cosmético é ou não vegano, além de ler a formulação, procure por certificações ou selos, como o Vegan Action, da Vegan Society, e o símbolo do coelhinho, da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), indicando que não testam em animais e não utilizam ingredientes de origem animal.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.