Creatina com psyllium realmente funciona? Entenda os efeitos
Essa mescla pode "turbinar" os resultados de uma pessoa
Uma vida plena e saudável não se resume apenas à prática de exercícios físicos, ou seja, o papel da suplementação também é importante. Mas desde que seja adotada um equilíbrio. Dessa maneira, a creatina e o psyllium ganharam ênfase no universo saudável, que de certa forma causam dúvida, por exemplo: pode tomar creatina com psyllium?
Creatina com psyllium é uma boa escolha!
"Com certeza absoluta pode. Um não interfere no outro. Na verdade, os dois acabam se potencializando. Os dois vão te ajudar a fazer com que o seu corpo perca mais gordura. Porque? A creatina é um suplemento que vai te ajudar a melhorar a produção de energia muscular, ou seja, vai te dar mais força para fazer um bom treino. Já o psyllium, que é a fibra, tem um papel muito importante na regularização do trânsito intestinal, que traz saciedade e ajuda a regular a glicemia", responde em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista e personal trainer Aline Becker.
Além dessa tese, Aline reforça que o psyllium quando está junto com a água torna-se espécie de gel, que traz uma saciedade e estimula os movimentos peristálticos. Assim, quando o intestino funciona bem há uma melhora infinita no processo de perda de gordura.
Paralelamente, existe um risco ao consumir creatina e psyllium antes do treino. "Se você consumir o psyllium antes do treino, pode ser que você tenha algum desconforto intestinal, mas se uma pessoa não sentir, pode tomar antes e está tudo bem", orienta.
Como potencializar o consumo de psyllium e de creatina?
Lembre-se que o consumo de creatina e psyllium precisa estar aliado com um bom consumo de água e a dieta. Embora tudo depende da condição de uma pessoa, há uma indicação da quantidade de ingestão de água.
"De forma geral, o mínimo é 2l de água por dia. Além disso, a dieta saudável e anti-inflamatória também deve estar aliada e composta por alimentos de verdade, como carboidratos complexos, como arroz integral, pães integrais e batata doce. Carboidratos que trazem energia para a gente de baixo índice glicêmico. E, também, com verduras, legumes, frutas e proteínas magras", enfatiza a profissional.
Cuidado
As pessoas que lidam com prisão de ventre crônico, excesso de gases e crianças, principalmente abaixo dos 6 e 7 anos de idade são vetadas do consumo de psyllium.
Palavra final
"O psyllium traz muita saciedade e isso é uma ótima alternativa para pessoas que tem esse problema em se sentir satisfeitas após a refeição. Nesses casos, uma boa estratégia é 30 minutos antes do almoço ou 30 minutos antes das principais refeições é consumir o psyllium, pois cria esse gel que auxilia na saciedade", conclui Aline Becker.