Creatina: qual a idade mínima para começar a tomar o suplemento
Substância está em alta para quem deseja potencializar os seus ganhos esportivos e estéticos
Creatina é a palavra de origem grega κρέας, o que significa carne. Esse tipo de produto já é amplamente conhecido pela entrega de energia aos músculos, que resulta em aumento de massa muscular e no rendimento esportivo. Ao mesmo tempo, o seu consumo ainda gera dúvidas como, por exemplo: crianças e e adolescentes podem consumir o suplemento? Existe idade mínima?
Nada de definição se crianças e adolescentes podem tomar creatina
Quem garante essa indefinição é a pesquisa do quinteto de profissionais vinculado ao Nationwide Children's Hospital, dos Estados Unidos, Gregory Metzger, Peter Minneci, Alison Gehred, Alexis Day e Kevin Klingele.
Essa turma cita que houve a junção de 9.393 artigos e que 13 estiveram na revisão final. Assim, essa equipe entendeu que a qualidade geral dos estudos deixou a desejar. Ou seja, nenhum estudo citou o objetivo claro de explorar esse tema com segurança.
Por fim, o artigo acusou a existência da lacuna no estudo da eficácia da creatina para adolescentes. Porque são válidos estudos adicionais para detectarem os efeitos desse suplemento em um esportista em estágio de crescimento.
A opinião da especialista
"O uso de creatina é muito relevante quando falamos de performance e desempenho esportivo, porém cada indivíduo tem uma necessidade. Por esse motivo, é preciso levar em conta vários aspectos antes do consumo de creatina. Principalmente por se tratar de crianças e adolescentes. Por exemplo: a carga de treinos, estudos, atividades diárias e por isso deve ser indicado pelo profissional que acompanha a rotina do atleta", opinou com exclusividade para o Sport Life a nutricionista da Vitafor Nutrientes Dra. Taciane Aparecida de Oliveira.