Criação de seus filhos afeta relacionamentos deles no futuro
A busca por parceiros dos seus filhos é baseada no afeto que vivenciaram em casa na infância. Aprenda sobre a teoria do apego e como os pais influenciam a personalidade dos filhos
"Quando nasce, o bebê humano é muito desamparado". É o que afirma a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em psicologia do desenvolvimento. Na infância, as crianças precisam de muita dedicação dos pais, pois são eles que lhes apresentarão o mundo através do afeto.
A influência dessa troca é tamanha que poderá definir não só a personalidade futura dessa criança, mas também seus relacionamentos amorosos. Esses padrões vividos ainda na infância podem ajudar a perpetuar comportamentos na construção da sua nova família.
Segundo Deborah, crianças pequenas aprendem através da imitação e os pais são os modelos de conduta. Elas começam a imitar a mãe ou o pai em brincadeiras e, conforme vão crescendo, isso se internaliza e se incorpora no comportamento de maneira inconsciente.
Leia também: Pessoas que cresceram sem a atenção dos pais na infância podem apresentar esses 6 comportamentos
Da infância aos relacionamentos
"Existem pesquisas que mostram que mulheres cujo pai era alcoólatra acabam procurando parceiros parecidos", exemplifica.
Tanto experiências negativas quanto as positivas podem exercer grande influência nessa escolha.
Experiências positivas: Crianças vivendo em um ambiente com pais que se respeitam e têm uma relação de carinho observam isso e adquirem uma referência para buscar relacionamentos semelhantes aos dos próprios pais.
...
Veja também
Criação de seus filhos afeta relacionamentos deles no futuro