Criança pode sentar em W? Entenda se a posição traz riscos
A posição é uma das favoritas dos pequenos na hora de brincar, mas gera preocupação entre os pais. Confira se ela realmente faz mal à saúde.
Se você tem filhos em casa ou convive bastante com crianças já deve ter reparado que elas adoram sentar com os joelhos para a frente e os pés para trás. Essa é a famosa, porém polêmica, posição "W", já que muitos acham que ela pode trazer riscos à saúde ortopédica da criança. Mas, afinal, sentar em "W" faz mal?
"Sentar em 'W' sempre foi um assunto muito presente no dia a dia dos pais e dos ortopedistas, mas devemos entender que essa posição é favorecida pelo formato do fêmur na região do quadril", explica Natasha Voguel, ortopedista pediátrica do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM/SP).
"Nós sabemos que a criança nasce com o formato do quadril diferente do adulto, ou seja, ao nascer, ela tem o que chamamos de anteversão do colo femoral. Isso significa que o osso do fêmur na região do quadril é mais para a frente, o que acaba favorecendo a posição de sentar em 'W'", completa a ortopedista.
Isso explica por que os pequenos gostam tanto de brincar nessa posição: ela é confortável para as crianças, principalmente para as que estão em idade pré-escolar, entre três e seis anos, segundo Natasha. "Conforme a criança cresce isso vai diminuindo e, com aproximadamente 10-14 anos, o formato será o mesmo do adulto", afirma.
Crianças podem ficar sentadas em "W"? Há algum risco?
...
Veja também
As bebidas isotônicas são adequadas para crianças?
Pessoas que foram criadas perto dos avós tendem a apresentar esses 8 comportamentos