Crianças que participam das tarefas domésticas se tornam adultos com essas 6 características
Tarefas simples do dia a dia ajudam no desenvolvimento emocional e social das crianças e impactam na vida adulta. Veja como!
Você já deve ter ouvido falar por aí que dar algumas responsabilidades para as crianças dentro de casa é importante — mas talvez não tenha ideia do quanto isso pode impactar no futuro delas. A verdade é que ajudar a arrumar o quarto, guardar os brinquedos ou colocar a mesa vai muito além de "dar uma mão" para os pais.
A psicóloga Larissa Fonseca mostra que incluir os pequenos nas tarefas domésticas desde cedo contribui para o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais que eles levarão para a vida toda. Quer saber que tipo de adulto essas práticas ajudam a formar? A seguir, a especialista mostra quais são essas principais características:
Leia mais: Crianças que amam dinossauros têm mais chances de desenvolver essas 5 habilidades na vida adulta
1. Responsabilidade
Desde guardar os brinquedos até ajudar a pôr a mesa, pequenas ações no dia a dia ajudam a construir uma noção de dever e compromisso. "A introdução das tarefas deve acontecer de forma natural e lúdica, aproveitando a fase em que a criança tem vontade de imitar os adultos", diz Larissa. Isso faz com que a ideia de responsabilidade seja associada à convivência e ao cuidado com o outro.
2. Autonomia
...
Veja também
Crianças que participam das tarefas domésticas se tornam adultos com essas 6 características
Crianças que amam dinossauros têm mais chances de desenvolver essas 5 habilidades na vida adulta
Criação de seus filhos afeta relacionamentos deles no futuro