Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

10 bons filmes infantis baseados em livros para assistir com as crianças

Uma seleção pronta para dar play com histórias - nacionais e internacionais - das mais legais que saíram direto das páginas da literatura para o cinema.

29 out 2021 - 15h50
(atualizado em 3/11/2021 às 17h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Há quem diga que "o livro é sempre melhor do que o filme", embora certas adaptações sejam tão bem feitas que não deixam mesmo nada a desejar aos fãs de literatura. Seja qual for a sua opinião, a verdade é que boas histórias merecem ser contadas na telinha ou nas páginas de um livro, e não é diferente quando estamos falando de obras infantis.

pequeno-principe
pequeno-principe
Foto: divulgação/Divulgação / Bebe.com

O importante é a criança estar em contato com produções culturais e usar todos os recursos lúdicos disponíveis para, entre outras coisas, trabalhar o desenvolvimento cognitivo, se identificar e até abrir um sorriso em dias de tristeza.

Tanto para pais cinéfilos assumidos, quanto para quem não dispensa uma boa oportunidade de contação de histórias, a lista a seguir traz ótimas opções de filmes infantis, nacionais e internacionais, inspirados em livros clássicos e contemporâneos - cuja leitura também é recomendada* em cada um dos itens, caso vocês prefiram.

1. O Menino Maluquinho (1994)

Clássico nacional inspirado no livro homônimo lançado nos anos 1980, 'O Menino Maluquinho' é uma ótima adaptação da obra literária de Ziraldo, que apesar de relativamente antiga continua sendo reeditada e bastante procurada.

No filme de 1995, além das aventuras e brincadeiras que marcam a infância do personagem principal - e de qualquer criança que adora uma travessura -, ele também tem de lidar com o difícil momento da separação dos pais.

Onde assistir: Globoplay

2. Alice no País das Maravilhas (1951)

Apesar de também existir uma versão de 'Alice no País das Maravilhas' em live-action, igualmente lançada pela Disney, o clássico desenho datado da década de 1950 pode ser uma ótima maneira de fazer com que os pequenos se interessem pela história, que é dotada de cores, personagens extravagantes, formas e músicas.

Inspirado no livro do britânico Lewis Carroll,  de 1865, o filme conta a história da garotinha Alice, que ao avistar um coelho apressado decide segui-lo, até cair em um mundo um tanto quanto absurdo, mas que a transforma para sempre.

Compre o livro: R$ 49,90 (para crianças a partir dos 3 anos)

Compre o livro: R$ 54,89 (versão original)

3. Meu Pé de Laranja Lima (2012)

O livro infanto-juvenil 'Meu Pé de Laranja Lima', escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado pela primeira vez em 1968, marcou uma geração inteira de crianças, e não à toa foi adaptado para os cinemas duas vezes.

Na segunda adaptação, de 2012, conhecemos a história do garotinho Zezé, de seis anos, e de sua família - marcada por problemas como o alcoolismo e o desemprego.

Apesar das dificuldades, Zezé é um menino cheio de imaginação, que adora contar histórias. E são elas as responsáveis por aproximá-lo das mais diferentes pessoas e, ao longo da narrativa, descobrir o valor das amizades.

Onde assistir: Globoplay

4. O Pequeno Príncipe (2015)

Leitura fácil, tanto para crianças que estão começando o processo de alfabetização, quanto para pais lerem para os filhos, 'O Pequeno Príncipe', do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, foi publicado pela primeira vez em 1943, e consagrado como um dos maiores e mais conhecidos livros infantis da história.

A animação de mesmo nome, lançada em 2015, porém, é um pouco diferente da história original: o filme traz como personagem principal uma garotinha que, após se mudar com a mãe e presenciar em sua casa um acidente de avião provocado pelo próprio vizinho, acaba ficando amiga dele, que é um senhor bastante sábio. É o velhinho o responsável por introduzir a narrativa do Pequeno Príncipe para a menina, que fica completamente encantada por esse novo mundo.

Onde assistir: Netflix

5. As Aventuras do Avião Vermelho (2014)

Publicado em 1936 pelo renomado autor brasileiro Érico Veríssimo, a obra 'As Aventuras do Avião Vermelho' conta a história do garotinho Fernando, que após uma série de travessuras ganha do pai um livro na intenção de torná-lo mais obediente. O menino se apaixona pelas histórias do volume, especialmente por uma sobre o 'Capitão Tormenta', um aviador que viaja o mundo através do seu avião vermelho.

A animação lançada em 2014 segue a mesma linha da narrativa original, e mostra Fernandinho, após decidir que também quer ser um aviador, usando da imaginação para, a bordo do seu próprio avião, visitar os lugares mais inusitados e diferentes possíveis.

Onde assistir: Netflix

6. As Aventuras de Paddington (2014)

Para quem não conhece, 'Paddington' é uma série de livros infantis que traz o ursinho de mesmo nome como personagem principal de diversas aventuras para crianças. O primeiro livro da franquia, de autoria do britânico Michael Bond, foi publicado pela primeira vez em 1958, e leva o nome de 'Um Urso Chamado Paddington'.

Já a primeira adaptação das obras para o cinema se chama 'As Aventuras de Paddington', mescla as técnicas de live-action e animação e conta com boas doses de humor.

No filme, o ursinho que nasceu no Peru precisa deixar seu país de origem após um terremoto, que acaba resultando em sua mudança para Londres. Lá, ele é adotado temporariamente pela família Brown e, ao passo que tenta se entender com seus novos parentes, precisa fugir de uma caçadora de animais raros.

Onde assistir: Netflix

7. O Retorno de Mary Poppins (2018)

Nos anos 1930, a autora Pamela Lyndon Travers publicou 'Mary Poppins', o primeiro livro de uma série de oito exemplares que têm como protagonista a personagem homônima, uma babá com poderes mágicos. Na história, o casal Banks está à procura de alguém que possa cuidar de suas quatro crianças, um tanto quanto temperamentais - é aí que Mary Poppins entra em cena.

A primeira adaptação do livro para o cinema aconteceu em 1964 e, em 2018, a Disney lançou o 'Retorno de Mary Poppins'. Na versão atualizada do clássico, as crianças cresceram e, inclusive, formaram as suas próprias famílias. Após um imprevisto, Mary Poppins reaparece na vida da família Banks, repaginada e acompanhada por dois amigos tão diferentes quanto ela.

8. A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Publicado em 1964 por Roald Dahl, que também escreveu os sucessos 'James e o Pêssego Gigante' e 'Matilda', 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' é mais um clássico da literatura infantil com uma adaptação muito famosa para o cinema.

Em ambos os filmes, o primeiro lançado em 1971 e o segundo em 2005, conhecemos a história de Charlie Bucket, um garotinho de família humilde que é premiado com um dos bilhetes dourados para visitar a tal da fábrica de chocolate - um ambiente mágico, cheio de mistério e que tem como dono o excêntrico Willy Wonka. Surpreendentemente, Charlie e Wonka têm mais em comum do que eles mesmos pensavam.

Onde assistir: HBO Max (ambas as versões)

9. O Menino no Espelho (2014)

Baseado no livro de mesmo nome, de autoria de Fernando Sabino e publicado em 1982, 'O Menino no Espelho' conta a história do personagem Fernando, um garoto aventureiro e cheio de imaginação que, como em um passe de mágica, vê seu reflexo no espelho ganhar vida, com o nome de Odnanref.

A partir daí Fernando passa a viver uma vida dupla ao lado de seu reflexo, que o obedece sempre que preciso. As coisas mudam de figura, porém, quando a prima de Fernando aparece na cidade, causando problemas e fazendo com que o menino precise da ajuda de seus verdadeiros amigos.

Onde assistir: Netflix

10. O Bom Gigante Amigo (2016)

Além de escrever 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' e, como apontamos, outros sucessos da literatura infantil, Roal Dahl é também responsável pelo livro 'O Bom Gigante Amigo', publicado em 1982. Com direção de Steven Spielberg, a versão para as telonas da obra foi lançada pela Disney em 2016.

Na história, a menina Sophia, que é órfã, conhece o tal gigante, que embora aparente ser perigoso e assustador, na verdade é dono de um bom coração - ele, ao contrário da maioria de seus semelhantes, não se alimenta de crianças. Os dois acabam construindo uma linda amizade e, na intenção de tornar o mundo um lugar livre dos gigantes do mal, embarcam em uma aventura emocionante.

*As sugestões de leitura foram selecionados pela nossa redação em outubro de 2021, com valores sujeitos a alteração. Nós podemos receber uma comissão por compras realizadas na Amazon.

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade