8 animações com diferentes tipos de família para assistir com as crianças
De série nova a queridinhos do cinema, reunimos títulos que lembram que não há regras para a formação familiar. O importante, afinal, é sempre o amor!
Durante a infância, entender que as outras famílias não são, necessariamente, iguais à que se tem em casa pode ser um pouco desafiador, afinal, a principal referência da criança é aquilo que ela conhece bem. Por isso, é importante que os pequenos tenham acesso a informações diferentes - o que pode acontecer de um jeito leve e muito divertido! Pensando nessa tarefa, selecionamos aqui 8 animações com diferentes configurações familiares. Confira a lista e prepare a pipoca!
1. Operação Big Hero
Na animação da Disney de 2014, conhecemos a história de Hiro Hamada, um adolescente muito inteligente que vive em San Fransokyo (mistura de São Francisco com Tóquio). Com ascendência japonesa, Hiro foi criado com seu irmão mais velho pela Tia Cass, já que os pais morreram quando ele tinha 3 anos. Nesse filme, as escolhas que fazemos e os caminhos que seguimos na vida trazem importantes reflexões.
2. Ron Bugado
Também da Disney, o filme que chegou às telonas em 2021 conta a história de Barney, um garoto de 11 anos cuja família central é formada pelo pai, um esforçado vendedor de cacarecos, e pela avó, uma senhora excêntrica do Leste Europeu. A trama é sobre o robô que eles dão ao menino e que deveria ser supertecnológico, mas é cheio de probleminhas técnicos.
Ainda não tem o Disney+? Assine aqui.
3. Meu Malvado Favorito
Filme queridinho lançado em 2010, Meu Malvado Favorito nos apresenta Gru, o mal-humorado e supervilão que quer roubar a Lua com a ajuda de seu exército de Minions, mas que acaba se vendo pai de três menininhas órfãs às quais ele se afeiçoa, formando uma família.
4. Lilo & Stitch
Vinte anos depois, Lilo & Stitch ainda representa uma quebra de padrões nas animações infantis. O enredo que se passa no Havaí conta a história de duas irmãs órfãs que adotam um cachorro - que é, na verdade, um alienígena. Já no comecinho dos anos 2000, a animação inovava ao trazer uma família com apenas as duas meninas, que mantinham uma relação de irmãs, com brigas e desentendimentos, mas também com muito companheirismo e cuidado.
5. Ridley Jones - A Guardiã do Museu
A série infantil disponível na Netflix nos apresenta Ridley, uma garotinha de seis anos que mora em uma casa na árvore no Museu de História Natural, com a mãe e a avó, e que tem a missão de proteger os tesouros do local. Entre os amigos que ganham vida durante a noite está a múmia Ismat, que não sabe dizer se é menino ou menina, e que tem dois pais.
6. Viva - A Vida é Uma Festa
Se você quer um exemplo de família numerosa, esta é uma ótima escolha! A animação da Pixar, que conta a história de Miguel, um menino que sonha em se tornar músico, traz importantes reflexões sobre vida, morte, hereditariedade e, sobretudo, a importância dos mais velhos - da experiência e da sabedoria - na nossa vida.
7. Procurando Nemo
Sucesso de 2003, o filme traz a história do queridinho peixe-palhaço, que vive nos recifes de coral no fundo do mar apenas com o pai, Marlin, após sua mãe ser comida junto dos ovos que seriam seus irmãos. Quando Nemo é capturado por um mergulhador, o pai, seu grande companheiro, sai em mar aberto em uma busca incansável.
8. Napo
Neste premiado curta-metragem brasileiro, conhecemos um idoso que, devido ao Alzheimer, vai morar com a filha e com o neto. A doença, que provoca esquecimentos de forma cada vez mais intensa, faz com que o velhinho perca muitas de suas lembranças. Sem entender bem o que acontece com o avô, João o ajuda a construir novas memórias a partir de seus desenhos. Uma animação emocionante!