Cuidados na gravidez: Posso pintar ou alisar o cabelo?
Descubra cuidados essenciais na gravidez ao decidir colorir ou alisar o cabelo. Especialistas apontam riscos e sugerem alternativas seguras.
Visando esclarecer dúvidas de gestantes que desejam manter a rotina de cuidados com o cabelo, especialistas apontam riscos associados ao uso de tinturas e técnicas de alisamento durante a gravidez. A influenciadora Mariana Arasaki, conhecida por compartilhar através de suas redes sociais, dicas e experiências de maternidade, frequentemente é indagada sobre a possibilidade de grávidas colorirem o cabelo. Ela afirma, em respostas aos questionamentos vindos de suas seguidoras, que o procedimento foi autorizado por seu médico, sempre indicando que a decisão deve ser discutida individualmente com o profissional de saúde.
Gravidez exige cuidados em todos os aspectos
Especialistas ressaltam que durante a gravidez toda a ingestão de alimentos ou aplicação de produtos devem ser avaliados, devido ao risco de substâncias tóxicas alcançarem a corrente sanguínea da mãe e consequentemente o bebê. Durante a gestação, alguns procedimentos, como tatuagens, são contraindicados devido ao risco de reações alérgicas e infecções. Já quanto à alimentação, evitam-se alimentos crus que tenham origem incerta, devido ao risco de contaminação, demandando um cuidado especial com itens como sushi e sashimis.
Procedimentos capilares na gravidez: o que dizem os estudos
Embora existam poucos estudos a respeito do uso de tinturas para cabelo por gestantes, aqueles que já foram publicados sugerem que os componentes químicos presentes em tinturas e alisantes capilares podem provocar câncer nos filhos de mães que fizeram uso desses produtos durante a gravidez. Isso pode ocorrer porque a absorção desses componentes pelo couro cabeludo leva-os até o organismo e muitos desses produtos atravessam a barreira placentária, o que pode trazer riscos para o bebê.
Grávidas e a progressiva
Já no caso da progressiva, a literatura médica comprova que a maioria desses alisantes faz mal tanto para a mãe quanto para o bebê. O formal, um dos componentes presentes nesse tipo de tratamento, pode causar câncer na mulher e danificar o feto.
Quando evitar procedimentos capilares
Os especialistas aconselham as gestantes a evitarem tingir ou alisar os cabelos, sobretudo no primeiro trimestre da gestação, uma fase muito importante para o desenvolvimento inicial do embrião, incluindo a formação de diversos órgãos. Nos casos de uma gestante pintar o cabelo sem saber que está grávida, o risco de ocorrer algo preocupante, desde um abortamento até uma má formação, está relacionado ao produto químico.
Opções seguras para gestantes
Se a gestante optar por utilizar tintura de cabelo, deve dar preferência para produtos naturais, como a henna ou tinturas vegetais, hipoalergênicos, que não contenham amônia, peróxido ou outros elementos químicos, e sempre em ambiente bem ventilado para evitar inalação de substâncias voláteis. Existem também opções no mercado, como a linha So Pure da Keune, a linha Colour Touch da Wella e a linha Essensity da Schwarzkopf que, mesmo não sendo fabricadas especialmente para grávidas, possuem em sua composição menos substâncias que possam gerar reações adversas. O importante é que antes de adotar qualquer procedimento estético durante a gestação, a mulher converse com seu médico e siga suas recomendações. Cuidar da beleza e conseguir se sentir bem durante a gravidez é um desejo de muitas mulheres. Porém, o bem-estar do bebê deve ser a prioridade e, para garantir a segurança de ambos, seguir as orientações médicas é a melhor opção. E você, está grávida ou conhece alguma futura mamãe que gostaria de entender melhor sobre este tema? Compartilhe este artigo e ajude a informar mais pessoas!