Junto e misturado: 16 opções de nomes compostos que seguem em alta
Nomes clássicos dificilmente saem da moda, mas algumas combinações específicas têm ganhado força
Os nomes compostos remontam a época do Império Romano: as famílias mais ricas tinham o praenomen (nome próprio ou prenome), seguido do nomem, que designava o clã ou tribo de origem, e, por último, o cognomen, que designava a família. Um bom exemplo é o caso do imperador Caio (nome) Julius (clã) César (família). Na Idade Média, os nobres também utilizavam a combinação paterna como uma forma de manifestar vínculo familiar, heranças e posses.
Até hoje, os nomes compostos continuam sendo muito comuns nas culturas que bebem da fonte da tradição romana — embora, no caso brasileiro, essas combinações tenham uma cara e um jeitinho particular. Inspirados em famosos, figuras históricas e até pessoas da família, os nomes compostos podem carregar significados e histórias bastante originais.
Confira aqui alguns dos nomes compostos que são tendência em 2024:
Nomes compostos femininos
Ana Beatriz
Apesar de não ser a combinação melhor colocada com o nome "Ana", segue sendo uma escolha bastante popular. Ana é a versão portuguesa do hebraico Hannah, que significa "cheia de graça"; já Beatriz vem do latim beatus, que remete a "feliz" ou "aquela que traz felicidade".
Ana Cecília
Combinação muito popular devido à sonoridade agradável, é possível unir também Ana com Cecília. Este último vem do termo latino caecus, que significa "cego" e remete a alguém que enxerga além do óbvio.
Ana Lívia
O significado mais antigo de Lívia não é lá muito glamouroso, já que significa "pálida" ou "lívida", mas com o tempo foi atrelado a ideia de refinamento, elegância e sensibilidade.
Ana Liz
Liz é uma abreviação de Elisabete, que por sua vez é derivada do hebraico Elishebba e significa algo como "Deus é abundância". Combinado com Ana, pode ser interpretado como "Deus é abençoado".
Maria Alice
O nome foi popularizado nos últimos anos pela escolha da empresária Virginia e do cantor Zé Felipe para o nome da primeira filha. Maria significa "senhora" ou "soberana", enquanto Alice é uma adaptação latina do nome germânico Adalheidis (isso mesmo, que deu a origem a Adelaide também) e seu significado remete a ideia de nobreza.
Maria Helena
Uma combinação tão forte quanto o significado da junção. Helena vem do termo grego Hélê, que significa "raio de sol" ou "resplandecente", ou seja, combinado com Maria representa a ideia de "força iluminadora" na vida de quem a cerca.
Maria Júlia
Essa combinação se tornou ainda mais popular através da jornalista e apresentadora Maria Júlia Coutinho, a Maju. O nome Júlia tem origem na família romana Julius e tem relação com a ideia de jovialidade.
Maria Luísa/Luiza
Com o apelido de Malu, esse nome já faz sucesso há algum tempo. Luísa tem origem germânica no nome Ludwig e significa "famosa na batalha" ou "guerreira ilustre".
Nomes compostos masculinos
Anthony Gabriel
Ostentando a 63° posição no ranking de popularidade nos últimos anos, o nome ficou conhecido pela junção da dupla sertaneja Antony e Gabriel. Anthony vem de Antônio, que surgiu do grego Antōnios e significa valioso ou inestimável. Já o nome Gabriel vem do hebraico Gavri'el e significa "homem de deus".
Arthur Miguel
Esse é o primeiro dos representantes com Miguel no segundo nome. Arthur tem origem no termo celta Artorius, que significa "urso corajoso", remetendo a ideia de bravura e coragem. Já Miguel vem do hebraico Mikha'el e significa "Quem é como Deus", numa pergunta retórica sobre a grandiosidade da divindade.
Davi Lucca
As variações dessa combinação, como David Lucca ou Davi Lucas, foram popularizadas pelo jogador de futebol Neymar Jr ter escolhido esse nome para o primeiro filho. Davi vem Dawid/Dawídh e significa amado, predileto ou querido. Lucca é a versão italiana de Lucas e significa "aquele que ilumina".
Enzo Gabriel
A combinação cresceu tão rápido que motivou o músico Caetano Veloso a compor uma música homônima. A origem do nome Enzo é inexata: pode ser uma abreviação dos italianos Lorenzo ou Vicenzo ou derivado dos germânicos Anzo, que por sua vez vem de ant e significa gigante. Também pode vir de Heinrich, junção de Heim (casa ou lar) com rik (senhor ou príncipe), formando o título de "senhor do lar". De qualquer forma, todas as origens remetem à ideia de liderança.
João Guilherme
O filho caçula do cantor Leonardo tem popularizado a combinação. Com variações em diversas culturas, o nome João também vem do hebraico Yohanan, que significa "Deus é gracioso" ou "abençoado por Deus". Já Guilherme tem origem no germânico Willahelm, que une will/vilja/ wailja no sentido de "vontade" ou "desejo" e helm/ hilms, que significa "proteção". Outras combinações populares com João incluem João Lucas e João Miguel.
José Miguel
Outra opção com origem hebraica, dessa vez partindo de um verbo: José vem de Ioseph e, por sua vez, este de yasaph, que significa "adicionar". O nome, portanto, significa "aquele que acrescenta" ou "acréscimo do Senhor".
Luiz/Luís Miguel
Luiz tem a mesma origem de Luiza, partindo do germânico Ludwig. A combinação indica a ideia de ser abençoado por Deus para enfrentar as batalhas.
Pedro Henrique
Essa combinação tem aparecido na lista de nomes compostos há um tempo. Pedro é famoso pela simplicidade e significa "rocha", enquanto Henrique vem do germânico Heinrich, o "senhor do lar". A combinação remete a ideia de um "príncipe forte".
Ravi/Ravy Lucca
O nome Ravi despontou na última década e permanece entre os 10 nomes mais escolhidos nos últimos anos. O nome tem origem no sânscrito, língua ancestral do Nepal e da Índia, e significa "o Sol" ou "Deus do Sol". Combinado com Lucca, remete a ideia de iluminar.