'Made in USA': os nomes de bebês que fazem sucesso nos Estados Unidos
Com algumas adaptações, dá para adicionar um toque estadunidense no nome da criança; confira as opções
Na hora de escolher o nome do bebê, talvez você esteja procurando algo mais internacional, pensando numa possível vida da criança fora do país. Ou, mesmo que esse não seja exatamente seu caso, vale a pena vasculhar o que está bombando no exterior para pensar em opções criativas por aqui — e, eventualmente, alguma adaptação.
Anualmente, o Sistema de Segurança Social dos Estados Unidos (SSA, na sigla americana) publica o ranking de nomes mais usados para bebês no país. A lista pode servir como inspiração para futuros pais e mães. Com algumas adaptações, dá para encontrar o nome tão sonhado por aqui - ou melhor, por lá.
Confira a lista de nomes mais populares nos Estados Unidos em 2023
Para os meninos, a lista de nomes mais usados no último ano traz opções que vão do clássico ao moderno. A seguir, o top 5:
- Liam;
- Noah;
- Oliver;
- James;
- Elijah.
Entre os nomes para meninas, há inclusive alguns que já fazem a cabeça dos pais brasileiros. Confira os cinco mais utilizados:
- Olivia;
- Emma;
- Charlotte;
- Amelia;
- Sophia.
A listagem geral para a década de 2010 traz diversos nomes que já são bastante usados para registrar bebês brasileiros. É o caso de William, Isabella, Camila, Michael, Emily, Benjamin, Elizabeth e Daniel.
Para quem quer uma inspiração mais direta na cultura estadunidense, a lista também traz outras ideias. Para os meninos, Ethan, Aidan, Logan e Jackson. Para as meninas, tem Addison, Madison, Ava e Zoey.
Como adaptar os nomes americanos para o Brasil?
Além da criatividade e das referências dos pais, na hora de escolher um nome, fatores como a pronúncia e a escrita são levados em conta. Por isso, muitas vezes os pais preferem fazer adaptações em nomes estrangeiros.
Amelia, por exemplo, pode virar Amélia, com acento. Já Elizabeth, da grafia original do inglês, pode ser escrito como Elizabete. Por vezes, os nomes já funcionam bem tanto em inglês quanto em português: é o caso de Benjamin, Daniel, Christian e Ariana, que aparecem na lista de mais populares na década de 2010.
Vários nomes utilizados nos Estados Unidos encontram pares correspondentes na cultura brasileira. Sebastian pode virar Sebastião, Matthew pode virar Matheus ou Mateo, e Claira pode se transformar em Clara.