Mãe ensina truque para achar a criança que se perdeu em um local público
A escritora Jess Martini compartilhou no TikTok uma dica indispensável para encontrar o filho desaparecido em multidões
Poucos minutos de distração dos pais podem transformar um passeio com a criança em um verdadeiro pesadelo. Perder o filho em um lugar público é um medo de todo responsável e, caso a situação ocorra algum dia, conhecer técnicas de busca adequada pode diminuir o tempo em que o pequeno permanece sumido - e a angústia de quem o procura.
Uma escritora de livros infantis compartilhou no TikTok uma maneira bastante eficaz de agir quando seu filho se afastar - e sobretudo o que não se deve fazer se a criança sair do campo de visão dos cuidadores.
@jesmartini PSA- We are all about be traveling fun places w/ our kids for the summer…and this is a tip EVERY parent/guardian/caregiver should have #staysafe #psa #fyp #parents #guardians #caregivers #summerfun #safetyfirst ♬ original sound - Jess martini
Na publicação, Jess Martini alerta que, apesar de parecer uma conduta adequada na hora, os pais não devem gritar o nome do pequeno. "Isso não irá ajudar ninguém a encontrar a criança e pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer pessoa que queira fazer mal", diz.
Para agir o quanto antes e envolver quem estiver ao redor na busca, é preciso fazer com que as pessoas saibam como a criança se parece. Isto é, os responsáveis devem imediatamente começar a gritar uma descrição do filho, desde a cor do cabelo e dos olhos até a roupa e os sapatos que está usando.
O alerta soaria assim, ela exemplifica: "Estou procurando um menino de seis anos, cabelo castanho, olhos castanhos, camiseta preta, shorts pretos e sapatos pretos". Os pais devem repetir a frase algumas vezes e buscar pela criança em voz alta. "Dessa forma, todos os olhares estarão 'caçando' seu filho e as pessoas saberão exatamente quem estão buscando", diz.
De acordo com Jess, no melhor cenário, alguém irá localizar a criança e trazê-la até você. "Na pior das hipóteses, se alguém estava indo embora com seu filho, é muito mais provável que a pessoa desista, porque não quer esse tipo de comoção", afirma.
Não faltam exemplos de que a técnica funciona nos comentários da publicação. "Eu trabalhava em um aquário e, certa vez, uma mãe fez isso. Eu nunca vi um grupo de pessoas entrando em ação tão rápido", disse a internauta. Outra completou: "Fiz isso e, em segundos, tinha uma dúzia de mães procurando pelo meu filho comigo."
Agir dessa maneira, no entanto, pode ser difícil para alguns pais. "Eu tenho ansiedade social e pensar em fazer isso é assustador", revela um comentário. Nesses casos, uma ajuda pode ser muito bem-vinda. "Eu vi uma mãe procurando silenciosamente o filho e rapidamente pedi uma descrição da criança e espalhei para todo mundo por causa deste vídeo", relatou uma pessoa.
Jess ainda lembra que essa é uma situação possível de acontecer até com os pais mais atentos. "Você pode se sentir bobo ou julgado, e talvez seja. Mas é muito melhor parecer bobo do que se arrepender", alerta.