Nomes para gêmeos: opções para duplas cheias de personalidade
Na hora de escolher, é importante manter a individualidade, mesmo que os nomes tenham alguma conexão; confira algumas opções
Se escolher o nome de um bebê já é uma tarefa difícil, imagina quando o desafio vem em dose dupla. Além de pensar sobre o nome de cada bebê separadamente, em uma gestação de gêmeos surge a preocupação de combinar os nomes entre si.
Há muitas possibilidades para criar uma dupla de nomes que, ao mesmo tempo, vincule os bebês e crie uma identidade própria para cada um. Pensando nisso, selecionamos uma lista que pode te inspirar para nomear os gêmeos que vêm aí. Confira!
Nomes para casal de gêmeos
Uma ideia para escolher nomes que carreguem algo em comum é começar os dois nomes pela mesma letra. Para casais de gêmeos, existem infinitas opções. Se você estiver procurando nomes mais clássicos, dá para usar Caio e Cecília, por exemplo.
Outras ideias são Artur e Alice, Bento e Betina, Henrique e Heloísa, Fernanda e Felipe, Laura e Lucas - mas a lista não para por aí. Caso a preferência seja por nomes mais modernos, algumas propostas são: Enzo e Evelyn, Vicente e Valentina, Theo e Talita.
Um fator interessante a considerar é a sonoridade dos nomes. Tem opções que podem se vincular pelos sons parecidos - é o caso de Gael e Gal, Giovana e Juliano, Elisa e Luís, Carlos e Carolina… Dá para deixar a imaginação correr solta e criar uma combinação única!
Para duas meninas
Além da sonoridade, um elemento que pesa na hora de escolher um nome é o significado. Isso pode guiar os pais ao parear nomes para gêmeas. Um exemplo é Maia e Amanda: o primeiro significa "filha desejada" e "amor"; o segundo, "digna de ser amada". Já os nomes Sofia e Atena, ambos do grego, indicam "sabedoria" e deusa grega da sabedoria, respectivamente.
Mas eles nem precisam compartilhar o mesmo significado: há vários nomes que guardam similaridade e ainda se conectam entre si. Flora e Rosa ou Jasmin e Violeta dizem respeito a plantas. Já Ágata e Jade lembram pedras preciosas. Dá para ir além e pensar, por exemplo, em nomes com origem em termos da natureza: Aurora (com significado "amanhecer"), Luna ("lua"), Sol (autoexplicativo!), Marina (o oceano).
Também é importante pensar em referências que façam sentido para os pais - se vocês forem noveleiros, já devem ter pensado em Ruth e Raquel, de Mulheres de Areia. Caso a família seja mais geek, uma inspiração podem ser as irmãs Lana e Lilly (de sobrenome Wachowski), diretoras do filme Matrix (1999).
Para dois meninos
Todas as dicas de inspiração que servem para nomes de gêmeas funcionam também para os nomes de meninos. Pela combinação de sonoridade, podem surgir as opções Miguel e Leo, Benjamin e Martin, Davi e Levi, Bernardo e Leonardo…
Gostos culturais sempre são uma boa pedida na hora de imaginar os nomes. Se os pais são grandes fãs de MPB, é claro que Caetano e Gilberto devem passar pela mente durante a gestação. Ou, quem sabe, eles viram uma dupla sertaneja, como Henrique e Juliano. Voltando aos noveleiros, a dupla ainda pode ser Diogo e Lucas - os gêmeos de O Clone.
Uma última dica é buscar nomes com origem em uma língua específica. Do italiano, vem Giovanni e Antonio, Mateo e Lorenzo, Giuseppe e Pietro. Do povo africano Iorubá, vem Ayo e Akin. Do árabe, temos Zayn e Jamal. Opções não faltam.