Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pais esgotados podem ganhar 4 semanas de spa na Alemanha

Em 2022, mais de 40 mil mães e 2 mil pais participaram de tratamentos preventivos ou reabilitadores com prescrição médica

7 ago 2024 - 12h21
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários
As crianças são cuidadas durante o dia longe dos pais, mas têm a opção de participar de certas atividades em conjunto
As crianças são cuidadas durante o dia longe dos pais, mas têm a opção de participar de certas atividades em conjunto
Foto: Freepik

Ser pai ou mãe é cansativo, e não há dúvidas sobre isso. Quando se adiciona a isso o equilíbrio entre trabalho, tarefas domésticas, e a falta de uma rede de apoio, o esgotamento é praticamente garantido. 

Na Alemanha, pais com sintomas de insônia, ataques de pânico, depressão ou problemas físicos, podem receber ordens médicas para dar “um tempo” de quatro semanas em um spa. 

A tradição conhecida como “Kur” consiste em longas pausas para tratar males. Esses tratamentos incluem desde banhos terapêuticos em cidades termais, a massagens à beira-mar ou nas montanhas e tem despertado o desejo de pessoas ao redor do mundo. 

Em entrevista à CNN, Petra Gerstkamp, vice-diretora da organização  Müttergenesungswerk (MGW), fundada como instituto para o bem-estar das mães após a Segunda Guerra Mundial, explica que sintomas físicos e mentais são levados em consideração pelos médicos.

Mães cansadas e pais solteiros

“Sintomas como irritabilidade forte e rápida, apatia, exaustão constante e insônia são notados. As pessoas afetadas muitas vezes 'simplesmente choram' e se sentem sobrecarregadas até mesmo por pequenas tarefas cotidianas. É essencial identificar a necessidade de medidas preventivas e reabilitadoras o mais cedo possível — especialmente porque o tempo de espera para uma vaga em um spa pode ser muito longo”, diz Gerstkamp.

Em 2022, 44.525 mães e 2.320 pais participaram de tratamentos preventivos ou reabilitadores nas clínicas da rede MGW, de acordo com dados da organização. A maioria das mães tratadas na MGW tem entre 36 e 45 anos. A proporção de pais solteiros nas clínicas do MGW é desproporcionalmente alta em relação à participação geral na sociedade. A porcentagem de pais solteiros – mais de 24% – supera a participação geral de 15%.

Onde ficam as crianças?

As crianças são cuidadas durante o dia longe dos pais, mas têm a opção de participar de certas atividades em conjunto. Os planos de tratamento podem incluir diagnósticos e tratamentos médicos, exercícios físicos e de relaxamento, discussões individuais e em grupo e programas voltados para a interação entre pais e filhos. 

Algumas clínicas ainda têm programas específicos para pais em situações particulares, como aqueles que estão em luto ou se separando de um parceiro.

"Juntos, são desenvolvidas soluções que ajudarão os pacientes a lidar com a vida cotidiana novamente e prevenir (mais) problemas de saúde," explica Gerstkamp ao portal.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade