Troca de três bebês na maternidade é descoberta quase 30 anos depois
Revelação foi acidental, após uma das envolvidas fazer um teste de ancestralidade online. Entenda!
Em Cajazeiras, no sertão da Paraíba, um "incidente" de quase três décadas está dando o que falar. Depois de fazer um teste de ancestralidade em um site que combina materiais genéticos, Raylane, de 28 anos, encontrou um irmão que não conhecia.
A partir de então, começou toda uma busca que resultou na descoberta de que ela havia sido trocada na maternidade. Mas a história não para por aí, já que a troca não aconteceu apenas entre dois bebês, mas - pelo menos - entre três.
A confusão se deu em 5 de agosto de 1994, quando Luíza, Marlucy e Maria de Fátima deram à luz na mesma instituição e saíram, respectivamente, cada uma com uma filha nos braços: Mylena, Raylane e Marcelma. Acontece que, de acordo com a história revelada pelo Fantástico no último domingo (23), todas as crianças foram trocadas.
Caso ainda não solucionado
Até agora, porém, apenas duas duplas fizeram teste de DNA, confirmando a troca entre elas. Luíza é, na verdade, mãe de Raylane, enquanto Marlucy deu à luz Marcelma. A suspeita, agora, é de que Maria de Fátima seja a mãe de Mylena, mas as duas ainda não realizaram o exame. Caso a filiação seja confirmada, o mistério é solucionado de vez. Mas se, por acaso, o DNA não for compatível , abre a possibilidade de que ao menos mais uma garotinha tenha sido trocada na maternidade.
Embora os advogados das famílias tenham solicitado os prontuários médicos das envolvidas e informações sobre os profissionais da equipe da época, a instituição informou que não possui mais os documentos, já que, por lei, o material precisa ser guardado por 20 anos. Apesar disso, a maternidade afirma estar disposta a continuar contribuindo para a resolução do caso.