Visitamos a exposição que conta com o maior dinossauro do mundo!
Tem um pequeno fã desses seres gigantescos por aí? Veja as fotos e saiba o que esperar da mostra Dinossauros: Patagotitan - O Maior do Mundo
Para baixinhos e grandinhos apaixonados por dinossauros, acaba de começar uma exposição imperdível no Parque do Ibirapuera (em São Paulo), vinda direto da Patagônia, na Argentina, que traz 16 réplicas e 20 fósseis originais dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. A estrela da Dinossauros Patagotitan - O Maior do Mundo é uma réplica em tamanho real do titanossauro Patagotitan, a maior criatura (até hoje encontrada) que já andou sobre a Terra. Mas há muitas outras informações interessantes e réplicas que chamam a atenção pelos detalhes.
"Este é um verdadeiro tesouro que está sendo oferecido aos paulistanos e aos brasileiros", afirmou o professor da Universidade de São Paulo Luiz Anelli, paleontólogo responsável por trazer a exposição ao Brasil. "Precisamos, assim como os argentinos, aprender a valorizar a nossa pré-história", lembrou o especialista, ressaltando a importância do evento.
Percurso pré-histórico
A visita começa com a exibição de um filme que explica por que a Patagônia é uma região rica em fósseis de dinossauros, como se dá o processo de fossilização e que mostra algumas imagens do trabalho realizado no Museu Paleontológico Egidio Feruglio , onde atuam os cientistas responsáveis pelas escavações e pelos estudos do animal gigantesco - encontrado sem querer por um pastor que procurava uma ovelha perdida.
Em seguida, começa de fato a exposição, com explicações sobre as eras e os períodos da Terra, e o momento em que os queridinhos animais apareceram. Mesas interativas com vídeos estão localizadas ao longo do trajeto, ajudando os visitantes a entender de forma ainda mais ilustrativa as informações escritas nos murais.
Réplicas em tamanho real
A primeira estrela da mostra é pequena, porém notável: o "brasileiro" (encontrado no Rio Grande do Sul) Buriolestes schultzi, o mais antigo dinossauro do mundo, cuja idade é calculada em 233 milhões de anos! A réplica em tamanho real chama a atenção, afinal, trata-se de um bípede carnívoro que tem por volta de 0,5 metro de comprimento.
Em seguida, outras réplicas fazem a alegria dos pequenos (e de seus acompanhantes também!). Para aqueles que não se contêm, algumas peças pintadas de azul podem ser tocadas, o que torna a experiência ainda mais interessante, sobretudo para os visitantes-mirins. Sentir as garras ou até mesmo o dente afiado de um animal daqueles é impressionante. Plantas fossilizadas também estão expostas e, apesar de causarem muito menos frisson, são bem interessantes de se observar.
Por fim, é chegada a hora de conhecer o Patagotitan, que fica em outra parte do salão, reservada quase toda para sua imensidão. Para caber na altura disponível no espaço, ele precisou ser montado com o pescoço reto, como se estivesse abaixado. Da cabeça ao fim da cauda, são quase 40 metros. Difícil até para enquadrar nas fotos, mas vale o esforço. É um registro para a vida.
Logo ao lado do grandão está a réplica de seu fêmur, com 2,4 metros, onde os visitantes podem se deitar para comparar os tamanhos. Aos baixinhos, claro, o susto é certo.
Diversão para as crianças
Como se ver as réplicas em tamanho real dos dinos já não fosse divertido o suficiente, a exposição ainda traz mesas interativas com jogo, desenhos para colorir e um tanque de areia onde as crianças podem, munidas de pincéis, descobrir os "fósseis" enterrados ali.
O argentino Diego Pol, um dos maiores paleontólogos do mundo, estava presente em ocasião da inauguração da mostra e lembrou a importância da curiosidade ainda na infância. "Muitos cientistas que eu conheço, de diferentes áreas (astronomia, física, entre outras), contam que começaram a se interessar pela ciência justamente pela Paleontologia", disse. Não há dúvidas, portanto, de que encantar-se ainda nos primeiros anos de vida é fundamental para despertar um interesse que poderá fazer toda a diferença ao longo da vida.
Dinossauros: Patagotitan - O Maior do Mundo
Quando: de 10 de Setembro a 27 de Novembro de 2022
Onde: PACUBRA - Pavilhão das Culturas Brasileira - Parque Ibirapuera (acesso pelo Portão 10)
Quanto: de R$ 20 a R$ 50 (crianças pagam a partir de 2 anos completos)
Classificação etária: livre
A exposição é acessível para todos.
Os ingressos devem ser comprados pelo site https://www.livepass.com.br ou diretamente na bilheteria do Estádio do Morumbi.