Cuidados e tratamentos para dores da coluna
Saiba quais são os principais procedimentos para tratar as dores da coluna e descubra métodos alternativos O tratamento para as dores do nervo ciático varia para cada paciente. As alternativas mais eficazes vão desde um simples repouso diário até o uso de medicação e reabilitação. Outra possibilidade é contar com o auxílio da fisioterapia para […]
Saiba quais são os principais procedimentos para tratar as dores da coluna e descubra métodos alternativos
O tratamento para as dores do nervo ciático varia para cada paciente. As alternativas mais eficazes vão desde um simples repouso diário até o uso de medicação e reabilitação. Outra possibilidade é contar com o auxílio da fisioterapia para as fases agudas ou crônicas.
Segundo a fisioterapeuta e doutora em saúde Jecilene Rosana Costa Frutuoso, as terapias manuais ajudam a promover um reequilíbrio do músculo esquelético. "Existem aparelhos fisioterapêuticos que auxiliam na analgesia e no processo anti-inflamatório. A reabilitação inclui, ainda, a reeducação postural, os exercícios de alongamento e fortalecimentos", afirma.
Outro tratamento que visa combater as dores da coluna é a terapia na água, ou hidroterapia. Para Jecilene, ela é ideal na reabilitação, combinada à terapia em solo. "A hidroterapia não é a mesma coisa que a hidroginástica, por isso, é sempre bom estar atento a essa diferença", ela orienta.
O uso de coletes e cintas também pode contribuir, mas, nesse caso, são necessários o acompanhamento e a recomendação de um profissional. "São pacientes com casos de instabilidade
estrutural e o uso contínuo de coletes e faixas pode levar à fraqueza, diminuição do tônus muscular e até mesmo um ciclo vicioso de dor", explica. Já para os tratamentos em fase aguda, o repouso é ideal e benéfico, mas deve ser feito dentro de um limite. "Após um longo tempo, isso pode se tornar um processo crônico e facilitar a diminuição da força muscular", diz Jecilene. O uso de gelo ou calor são outros recursos utilizados.
Para quem busca uma forma de tratamento alternativo, a acupuntura pode ajudar e é uma excelente aliada no combate às dores do ciático.
Estilo de vida
Os tratamentos para as dores do ciático não são para sempre. É preciso estar disposto a mudar alguns hábitos da rotina, praticar atividade física de forma regular, evitar o sedentarismo e manter uma alimentação balanceada. "O tempo de tratamento vai variar de acordo com a colaboração do paciente e do caso. Não existe uma receita preestabelecida, pois cada um tem sua individualidade, história de vida, tipo físico e hábitos posturais", ressalta Jecilene.
Para as pessoas que recorrem à fisioterapia, os resultados são sentidos ao longo de todas as fases da recuperação funcional, com alívio dos sintomas com a eletroterapia e as manipulações manuais. "A cada sessão de fisioterapia, o paciente apresentará melhora e, em poucas consultas, terá a diminuição da dor. Com reeducação postural e reequilíbrio musculoesquelético e proprioceptivo do corpo, a evolução do paciente poderá conduzir de forma adequada para a atividade física e a prática esportiva, além de melhorar hábitos posturais no dia a dia, em casa e no trabalho", explica a fisioterapeuta.
Medicamentos ou cirurgia para dores da coluna?
Segundo o neurocirurgião Alexandre Elias, especialista em coluna pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o tratamento, em 90% dos casos, é realizado com medicamentos, atividades de correção postural, fisioterapia e infiltrações.
Vários remédios podem ser receitados, dependendo da intensidade dos sintomas. Em situações de muita dor, o médico poderá indicar o uso de medicamentos mais fortes. Eles vão de um simples analgésico a doses de antidepressivos.
O especialista explica que, embora a dor no ciático seja mais frequente em pessoas de 30 a 50 anos, ela pode surgir antes ou depois dessa faixa etária. Isso pode ocorrer devido aos fatores genéticos ou relacionados a qualquer atividade que sobrecarregue e desgaste os discos vertebrais. De acordo com o neurocirurgião, com base nos relatos de sintomas e atividades do paciente, em grande parte, as dores são provenientes da hérnia de disco. "Para os quadros críticos e resistentes aos tratamentos conservadores, é indicada a cirurgia minimamente invasiva ou convencional, para descompressão da raiz nervosa. Esse procedimento conta com cerca de 95% de resposta positiva", afirma o médico.
É sempre importante buscar a orientação de um profissional, como o fisioterapeuta. O paciente precisa entender o que ocorre com o seu corpo e o que não funciona para, assim, ir em busca de um tratamento eficiente.
O benefício das terapias alternativas
As opções para os tratamentos alternativos utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e que buscam o efeito curativo. No Brasil, as técnicas são conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e são oferecidas à população, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são 29 modalidades.
Para a diretora do Instituto Brasileiro de Terapias Ayurveda (Ibrata) e especialista em PICs Ma Prem Ila, a maior parte das pessoas só recorre às alternativas complementares e preventivas após algum diagnóstico médico, enquanto, na verdade, deveriam fazer a prevenção diária e evitar que algum problema se manifeste.
De acordo com a reumatologista e especialista em dor Cristina Ellert Salomão, antes de buscar pelos tratamentos alternativos, o paciente deve procurar o médico para obter um diagnóstico preciso. "O tipo de abordagem e tratamento muda muito. De uma maneira geral, para uma dor aguda, as compressas quentes podem ajudar a aliviar a dor, já para uma crise de dor aguda pode ser necessário fazer repouso. Porém, ele não deve ser mantido se o risco perpetuar", diz.
Conheça cinco técnicas alternativas e saiba como elas ajudam no tratamento do ciático e das dores nas costas:
Acupuntura
É uma terapia milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e estimular as terminações nervosas. "A acupuntura busca a descompressão das raízes nervosas que vão formar o nervo ciático, atuando nos meridianos energéticos do corpo", explica a homeopata com formação em yoga e meditação Lílian Cristina Moreira.
Quiropraxia
O quiropraxista utiliza as mãos para proporcionar o alívio e descobrir os motivos do desconforto. A terapia trabalha várias partes do corpo. No início, pode até assustar com o som dos estalos, mas, após uma sessão de quiropraxia, é impossível não sair bem relaxado.
Yoga
Conhecida por promover sensação de bem-estar, relaxamento e tranquilidade por meio de posturas e exercícios de respiração, a modalidade traz diversos benefícios à saúde, que vão do tratamento de doenças ao alívio de dores.
Massagem
Ajuda no relaxamento e alongamento da musculatura, mas, segundo a homeopata Lílian, de nada adianta se não houver mudanças nos hábitos de vida. "As pessoas precisam incluir a prática de atividade física e ter melhor manejo do estresse. Tenho boa experiência no tratamento de manutenção usando a homeopatia associada ao yoga e meditação, tanto em pacientes como na minha experiência pessoal, pois também já sofri de dor lombar", afirma.
Osteopatia
Outra terapia que utiliza as mãos como instrumento de trabalho. A técnica está diretamente relacionada a um conhecimento profundo da anatomia e fisiologia humana. O objetivo é o reequilíbrio das funções do
organismo e do funcionamento do corpo.
Veja a lista de tratamentos oferecidos pelo SUS
- Acupuntura
- Homeopatia
- Fitoterapia
- Antroposofia
- Termalismo
- Arteterapia
- Ayurveda
- Biodança
- Dança Circular
- Meditação
- Musicoterapia
- Naturoterapia
- Osteopatia
- Quiropraxia
- Yoga
- Apiterapia
- Aromaterapia
- Bioenergética
- Constelação Familiar
- Cromoterapia
- Geoterapia
- Hipnoterapia
- Imposição De Mãos
- Ozonioterapia
- Terapia De Florais
- Reflexoterapia
- Reiki
- Shantala
- Terapia Comunitária
- Integrativa