Cuide das suas orquídeas: cinco dicas para fazer a flor durar mais
Para manter a saúde da planta e estimular a floração, é necessário se atentar à exposição ao sol, à drenagem e à imunidade, além da rega e do vaso
As orquídeas estão entre as flores favoritas dos brasileiros pela beleza e coloração. Além das características físicas, especialistas ainda apontam que a planta pode auxiliar as saúdes corporal e mental, principalmente por melhorar a qualidade do ar e proporcionar maior relaxamento. Essa flor, no entanto, exige cuidados específicos, como vasos e substratos que possibilitem a drenagem adequada, além de misturinhas para afastar pragas e o controle da umidade. Por isso, separamos cinco dicas que podem ajudar a planta a durar mais.
Cinco dicas para prolongar a vida das orquídeas
Pertencente à família Orchidaceae, a orquídea está presente em diversas regiões tropicais do planeta. Por isso, pesquisadores estimam que existam cerca de 50 mil espécies espalhadas pelo mundo, e que 3180 são nativas do Brasil. Por ser considerada bela e sofisticada, essa planta costuma ser uma opção de presente em datas comemorativas. Mas poucos sabem como mantê-la viva.
De acordo com profissionais, a primeira coisa que precisamos pensar ao adquirir uma orquídea é o local da casa em que ela irá ficar. Desta forma, eles recomendam evitar a luz direta do sol e ambientes com muito vento ou com ar-condicionado. Entretanto, a flor precisa de iluminação. Então ela pode ficar na sala ou, até mesmo, no escritório, mas é necessário movê-la - pelo menos, uma vez ao dia - para alguma janela ou sacada, onde ela deve ficar por até duas horas.
Outra dica é buscar por substratos que facilitem a drenagem e respiração das raízes, como casca de pinheiro, musgo esfagno, carvão vegetal ou fibra de coco. Além disso, ao observar que o solo está seco, os profissionais indicam borrifar água nas folhas e na base, preferencialmente, pela manhã. Ademais, para controlar a umidade, eles sugerem transferir a planta para vasos de cerâmica ou feitos de garrafa pet. No entanto, esses recipientes devem ter orifícios para auxiliar a drenagem. Em busca de evitar pragas e estimular o crescimento das flores, especialistas propõem uma mistura de 500 ml de água filtrada com uma colher de canela em pó, para aplicar nas raízes da orquídea, a cada quatro ou cinco meses.
Como verificar a saúde da planta
Após implementar esses cuidados, a flor dará indícios de como está a sua saúde. Somente o fato de ela florescer já indica que o passo a passo foi eficaz. Entretanto, caso a orquídea apresente folhas amareladas, teste reduzir a rega. Já para aquelas que estão escuras, é necessária maior exposição ao sol. Além disso, se faltar água, elas ficarão enrugadas.
*Texto sob orientação de Helena Gomes