Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cuide de seus pés: saiba como tratar calosidades e micoses

Não fique com vergonha de mostrar seus pés! Aprenda a como evitar o ressecamento e fungos na área

15 jun 2022 - 09h06
Compartilhar
Exibir comentários
Com a chegada do inverno, a tendência é que os pés fiquem bem ressecados
Com a chegada do inverno, a tendência é que os pés fiquem bem ressecados
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O desejo de muita gente é usar aquele sapato aberto, mas por motivo de constrangimento, optar pelos calçados fechados parece ser a única saída plausível para não mostrar os pés mal cuidados. É preciso lembrar que essa é uma área do corpo tão importante que necessita de sua própria rotina de skincare, por exemplo.

A dermatologista Dra. Regislaine Miquelin explica que existem práticas caseiras, baratas e simples, suficientes para deixar os pés livres de calosidades e micoses. Desta forma, ela esclarece que para evitar manter a pele da área ressecada, é necessário manter a hidratação do local em dia.

"Pele ressecada e calos acontecem pela falta de hidratação. As rachaduras nada mais são do que consequências desse processo, que ocorre com a pressão e o peso do corpo exercidos sobre os pés em atividades cotidianas, como uma simples caminhada", destaca a médica.

Entretanto, apenas a aplicação de hidratantes nos pés regularmente não são suficientes se você possui hábitos que podem ser nocivos para a saúde dos pés. "Andar descalço ou com salto alto por longos períodos, usar muitos sapatos abertos, tomar banhos muito quentes e estar acima do peso são situações que tendem a estimular o aparecimento de calos e rachaduras", afirma a especialista.

Nem sempre a lixa é a melhor solução:

Muitas pessoas pensam que lixar os pés é uma maneira de melhorar o aspecto ressecado, né? Mas, acredite se quiser: você está agravando a situação. A médica alerta que o corpo entende os efeitos da lixa como algo agressivo, estimulando uma produção mais intensa e espessa de pele para compensar o lixamento, gerando exatamente o efeito contrário. Ou seja, o melhor é evitar este método!

Já em relação à micose, elas surgem porque tanto o calor quanto a umidade favorecem o surgimento dessas infecções causadas pelos fungos. "O excesso de transpiração e o contato frequente com a água favorece a proliferação desses microorganismos", explica a dermatologista Bomi Hong. Para prevenir e deixar esses problemas de lado, a médica comenta algumas dicas para evitar ao máximo as micoses. Confira:

  • utilizar chinelos na hora de tomar banho;
  • não compartilhe toalhas, chinelos, cortador de unhas já que micose é contagioso;
  • sempre mantenha os pés secos após entrar na piscina ou no mar;
  • opte por calçados abertos durante a estação mais quente do ano — se calçado fechado usar meia, de preferência de algodão para absorver a umidade;
  • alterne o calçado e deixar ventilando o calçado do dia anterior.

Fonte: Dra. Bomi Hong, dermatologista; Dra. Regislaine Souza Miquelin, dermatologista.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade