5 dicas para conservar hortaliças e ter uma salada mais fresca
Mantenha as folhas verdinhas e frescas com essas dicas para conservar hortaliças!
Nada melhor do que incluir uma salada no cardápio do dia a dia, não é mesmo? Além de trazerem um certo frescor para o almoço ou jantar, consumir hortaliças é fundamental para a nossa saúde! Mas, por mais que corremos da feira ou do mercado, direto para casa, as folhas são muito frágeis e acabam murchando com uma facilidade absurda. É por essas e outras que algumas pessoas vem perdendo o hábito de consumi-las, justamente por sua durabilidade.
É por isso que é tão necessário aprender a conservar essas folhas para garantir uma salada fresca a semana inteira. Existem algumas dicas para conservar hortaliças que são uma verdadeira salvação quando o assunto é comer bem sem desperdiçar nada. Afinal, isso acaba mexendo com o nosso bolso, se não consumimos aquilo que compramos, é um dinheiro perdido que vai embora. Pensando nisso, o Guia da Cozinha vai te dar uma mãozinha para consumir mais folhas sem perder nadinha!
De olho na folha
Antes de você levar um bocado de hortaliça para casa, o princípio da conservação começa na hora das compras. Essas folhas vão durar muito mais na sua geladeira se você observar aspectos como a cor das hortaliças - pode apostar naquelas mais verdes vibrantes, fuja das mais apagadinhas -; a consistência, se estão firmes ou mais murchas; se as folhas estão amareladas ou queimadas, apresentando algum tipo de furinhos etc. Se atentando a esses detalhes, as chances dessas hortaliças durarem mais é maior!
Higienização é tudo
Dá preguiça lavar folhas? Dá sim, mas é necessário se você quiser aquela saladinha linda à mesa! Mesmo que você seja fã dos orgânicos - que contém menos agrotóxicos -, é sempre bom lavar as hortaliças que você comprou, afinal, ninguém aqui quer comer salada com terra e afins. Uma das dicas para conservar hortaliças é higieniza-las bem. Por isso, lave as folhas em água corrente, uma por uma. Feito isso, é importante deixa-las de molho por, pelo menos, 15 minutos em uma solução antibactericida. Fazendo isso, você remove microorganismos indesejados e outras sujeiras.
Secagem
É muito importante secar bem as folhas, guardá-las de molho ou ainda molhadas na geladeira não é muito legal, e você vai ter hortaliças para, no máximo, 2 a 3 dias. Seque bem folha por folha em uma centrífuga, com um pano de prato limpo ou, até mesmo, com folhas de papel-toalha. Quando se retira toda a umidade das hortaliças diminui a probabilidade de proliferação de fungos e elas levam mais tempo até que murchem.
Armazenamento correto
Agora que você sabe que é necessário secar as folhas, vamos para a maneira certa de guarda-las. Utilize sempre a parte debaixo da geladeira, onde normalmente tem as gavetas de frutas, verduras e hortaliças, já que as folhas são mais frágeis as temperaturas baixas. Para guardar e garantir aquele frescor, use papel-tolha! Sim, intercale uma camada de papel com uma de hortaliça e assim por diante. O papel ajuda a puxar toda a umidade da folha, conservando-a por mais tempo! Você também pode armazenar em potes bem fechados, de plástico ou vidro. Ah, uma outra dica é, não coloque em potes muito pequenos para que não amasse as folhas.
O que evitar?
Alguns erros são bem comuns nesse processo de conservação das hortaliças. Então, para não ter mais erro, certifique-se de: lavar e colocar as folhas diretamente na geladeira sem o processo de secagem; pular a etapa de higienização ou fazê-la apenas com vinagre - que não é o indicado -; guardar em potes muito pequenos; guardar fora da geladeira ou em locais mais gelados do eletrodoméstico.
Com essas dicas para conservar hortaliças, temos certeza que de a sua alimentação na semana vai ficar ainda melhor!