Aprenda a degustar chocolate e garanta boas sensações
Com a crescente oferta de variados tipos de chocolates que prometem rechear ainda mais esta Páscoa, fica difícil não se render a essas tentações. No entanto, quem deseja apreciar a iguaria sem deixar de saborear nenhum pedaço precisa saber que apenas comer não é suficiente.
Isso por que o processo de degustação envolve a descoberta de aromas, texturas, sabores. “É necessário buscar no paladar e no aroma o que aquele chocolate quer trazer, independentemente da versão em que ele está sendo apresentado, pois todos são passíveis de degustação”, explica Daniel Goldberg, chocolatier da Galeria Chocolate, de São Paulo.
Confira, abaixo, as características mais importantes na avaliação de um chocolate de qualidade.
Temperatura
Suscetíveis às variações de temperatura, os chocolates precisam ser devidamente armazenados para ter sua qualidade preservada. O clima inadequado pode interferir de maneira significativa no sabor e na textura do doce. Além disso, para aproveitar ao máximo seu sabor, vale a pena consumi-lo na temperatura ambiente, se possível entre 20ºC e 23ºC.
Observação
Para aproveitar a Páscoa sem sustos e se deliciar com todas as nuances do sabor, a dica é resistir à tentação de comer o chocolate logo de cara. Observá-lo com calma e ficar atento a características como cor, brilho e estrutura é fundamental para o paladar. A cor dos quitutes pode variar entre o "quase preto", marrom e branco leitoso, e sua aparência só pode ser lisa e brilhante.
Sonoridade
Pode parecer estranho, mas cada chocolate tem o seu som (similar a um estalo), que deve ser percebido no momento em que ele é partido. “O ruído deve ser seco, como o de um graveto sendo quebrado”, explica Daniel. Quanto maior a quantidade de cacau, mais alto será o barulho, e quanto mais manteiga de cacau houver na composição, mais suave será o som.
Aroma
O aroma do produto também é essencial para agradar até os mais exigentes, pois o olfato estimula o paladar, afinal, existe uma variação de 600 a 1.000 aromas diferentes nos tipos de cacau, além de ingredientes alternativos, como mel, marzipan, caramelo, flores e baunilha.
Paladar
Para aproveitar todas as nuances de sabor, vale a pena deixar o pedaço do bombom ou da barra parado sobre a língua para sentir derretimento e só depois espalhá-lo delicadamente no interior da boca. Assim, é possível reconhecer até as mais suaves diferenças entre os chocolates e apreciar cada um de seus detalhes.