Brasileiros chegam à final da 'Copa do Mundo das Cervejas'
Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas aconteceu pela primeira vez no Brasil
Em sua estreia no Brasil, o Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas contou com cinco representantes nacionais em sua final. O campeão foi o italiano Riva Simonmattia, seguido dos alemães Frank Lucas e Irina Zimmermann, a única mulher da competição. Os brasileiros Rodrigo Sawamura e André Soares Rodrigues ficaram em quarto e quinto lugar (junto com o suiço Roger Brügger), respectivamente.
O evento cervejeiro é o maior do mundo e testou os conhecimentos e habilidades de 48 sommeliers que representam 10 nações. As pré-eliminatórias aconteceram nas dependências da Academia Barbante de Cerveja, depois os competidores foram avaliados por suas descrições sensoriais. Na última etapa, realizada no sábado (18), os finalistas foram testados por seu conhecimentos em estilo de cerveja, descrição sensorial, ocasião de consumo, harmonização, serviço e mercado.
A competição é realizada há cada dois anos e organizada desde 2009 pela renomada instituição educacional Doemens Akademie. No júri deste ano, estiveram Manoel Beato, sommelier do Grupo Fasano, a alemã Petra Westphal, diretora da Drinktec, maior feira de tecnologia em bebidas do mundo, entre outros.