Cannoli tradicional: para adoçar o dia ou caprichar nas vendas
A culinária italiana já conquistou o mundo. É impossível - ou quase - encontrar alguém que não salive ao comer massas, doces, gelatos, vinhos e pães tão deliciosos. E graças aos imigrantes italianos nós podemos nos deliciar com esses pratos sem sair de casa. Por isso, o Guia da Cozinha te convida a provar cannoli, um doce siciliano feito de massa doce frita em formato de tubo com creme de ricota!
Tempo: 1h10
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: Fácil
Ingredientes do Cannoli tradicional
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de gordura vegetal
- 1 ovo
- 1 colher (café) de canela em pó
- 3 colheres (sopa) de vinho tipo marsala (aproximadamente)
- Farinha de trigo para enfarinhar
- Óleo para untar e fritar
- 1 clara para pincelar
- Raspas de limão, pistache, frutas cristalizadas ou granulado para decorar
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Recheio
- 2 xícaras (chá) de ricota amassada
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de preparo
Em uma vasilha, misture a farinha, o açúcar, a gordura e o ovo. Acrescente a canela e o vinho, aos poucos, misturando com as mãos até formar uma massa lisa e macia. Se necessário, adicione mais vinho. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até ficar fina. Corte a massa em círculos de 10cm. Enrole cada círculo de massa em cilindros de alumínio untados, selando com a clara. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar levemente. Retire as massas dos cilindros com cuidado e reserve.
Para o recheio, coloque todos os ingredientes no processador e processe por 2 minutos. Desligue e recheie os canudinhos. Coloque em uma travessa, decore como desejar (raspas de limão, pistache, frutas cristalizadas, granulado…) e polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva em seguida.
COLABORAÇÃO: Ângela Cardoso/Fernando Santos