Confira os 5 erros mais comuns que você pode cometer ao cozinhar
Aperfeiçoe as técnicas e evite os erros na cozinha que são mais comuns
A arte da culinária é algo fascinante e, muitas vezes, divertida. Mas, como tudo na vida, começar a cozinhar parece algo complicado demais - para alguns, um bicho de sete cabeças -, e é muito comum cometer alguns erros na cozinha, que por sinal são muito comuns, e até mesmo algumas receitas não darem certo.
No entanto, lembremos daquela máxima: a prática leva à perfeição. E, para isso, é importante aprender pequenos truques e evitar falhas básicas diariamente para, então, virar um verdadeiro chef da sua própria cozinha. Mas, por que isso é tão importante? Fácil! Cometer erros na cozinha pode alterar o sabor, a textura e até a qualidade final do seu prato.
Como cozinhar é um ato que pode ser terapêutico e é considerado um gesto de amor (próprio e também com outras pessoas), o Guia da Cozinha selecionou os erros mais comuns que, quando evitados, farão suas refeições muito melhores. Confira!
Os 5 erros na cozinha que são mais comuns
1- Colocar óleo na água do macarrão
Muitos acreditam que colocar o óleo na água faz com que o macarrão não grude. Mas, na realidade, isso só faz com que o seu molho não penetre na massa. A dica do Guia da Cozinha para contornar o aspecto grudento é: se atente à quantidade! Coloque 1 litro de água a cada 100 gramas do macarrão, assim ele não ficará com o aspecto "todo junto venceremos", e irá aderir bem o molho.
2- Não experimentar enquanto cozinha
Para saber se o tempero está na quantidade ideal ou se o alimento está no ponto certo, você precisa provar enquanto cozinha. Claro que isso deve ser feito com total higiene, mas é importante que o faça! Pois, assim, você evita deixar passar alguns erros e consegue consertar a receita antes de finalizá-la. Além disso, experimentar o alimento é uma forma de aprender mais sobre ele como, por exemplo, o ponto certo, quais ingredientes combinam entre si e até a textura ideal.
3- Abusar de ingredientes com sabores marcantes
Tudo bem, a questão de gosto sempre deve ser levada em consideração. Porém, para preparar um prato que agrade a todos, sem exceção, é fundamental que o sabor final esteja harmonioso, sem sobressair um ingrediente que tenha um gosto marcante. Use com mais cuidado temperos como alecrim, coentro ou pimenta, ou alimentos como bacon, pois eles podem "roubar" o sabor da receita.
4- Usar a mesma faca para todos os alimentos
Pode parecer frescura, mas utilizar a faca correta facilita - e muito - no preparo dos alimentos. Uma faca grande e afiada é ideal para corte de carnes, as pequenas são ótimas para filetar legumes, as grandes e serrilhadas deixam o corte de pães muito mais fácil, sem amassar ou esfarelar. Você vai ver que com um kit básico de facas a sua vida na cozinha vai ficar muito mais fácil!
5- Não se atentar ao tempo de preparo
O processo de cozimento dos alimentos é muito importante, não só para deixá-los suculentos e saborosos, mas também por garantir as vitaminas e os nutrientes, além de ficar com a textura correta. Se você colocar o legume dentro da água e deixar lá por muito tempo, ele pode ficar mole, quase desmanchando. E se não for para fazer um purê, é melhor prestar atenção nesse erro na cozinha que é tão comum! Com o tempo é normal saber de cabeça o tempo de cozimento de cada alimento. Mas, até lá, você precisa testar furando-o delicadamente com um garfo.