Da Netflix para a sua mesa: confira as receitas da série "Street Food"
Conheça as receitas da 2ª temporada de "Street Food", que fizeram Salvador ser a representante da cozinha brasileira para o mundo!
Lançado em abril de 2019 na Netflix, "Street Food" é uma das melhores séries documentais para quem ama gastronomia. Dos mesmos criadores de "Chef's Table", David Gelb e Brian McGinn, a série explora a gastronomia ao redor do mundo através da tão famosa - e amada - comida de rua.
Na primeira temporada, "Street Food: Ásia", Gelb e McGinn nos apresentam a culinária cheia de sabor e memória de nove países asiáticos: Tailândia, Japão, Índia, Indonésia, Taiwan, Coréia do Sul, Vietnã, Singapura e Filipinas. Já a segunda temporada, lançada em 2020, "Street Food: América Latina", apresenta uma culinária marcada pela resistência e inovação do Brasil e dos nossos vizinhos: Argentina, México, Peru, Colômbia e Bolívia.
E se engana quem pensa que a série fala apenas sobre comida. Entre episódios curtinhos, com duração média de 30 minutos, "Street Food" conta a história de vida dos comerciantes de rua, sua importância cultural e gastronômica para o local onde vivem e como a comida afetiva que produzem conquista o estômago e o coração de seus clientes.
No Brasil, Salvador foi a cidade escolhida para representar a culinária nacional. Nas vozes de Suzana Sapucaia, Martinha Rodrigues, Claudia Barbara e "Kabaça" Clementino, cozinheiros arretados, o episódio explora a história colonial da cidade e as influências gastronômicas europeias e africanas que fizeram a culinária local tão rica e fascinante. Com um tempero único, a culinária baiana usa e abusa do azeite de dendê, leite de coco e diversas pimentas. É uma mistura de cores, sabores e perfumes que só a Bahia tem.
O fato é que a gastronomia é a melhor forma de conhecer a cultura de um lugar. E nesses tempos pandêmicos, onde não podemos sair por aí explorando as terras baianas, por que não trazer um pouco da culinária nordestina para o conforto da sua casa? O Guia da Cozinha separou as receitas dos pratos típicos da terra do dendê, para você provar enquanto maratona a série. Confira já!
"Street Food": Conheça os pratos típicos da Bahia
Acarajé
Sobre: Vindo do Golfo de Benim, África Ocidental, o acarajé chegou ao Brasil pelas mãos de imigrantes africanos na época da escravidão. O bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê, é uma das mais tradicionais especiarias populares no Brasil. É produzido majoritariamente por mulheres - mães e filhas de santo -, e oferecido no tabuleiro. Com raízes no Candomblé, a palavra "acarajé" se origina da palavra "akará", da língua africana iorubá, que significa "comer bola de fogo". O que faz todo sentido, já que a receita pode ser servida "quente" ou fria", com muita ou pouca pimenta.
Rendimento: 15 unidades
Tempo:
1h30 (+12h de molho)
Dificuldade:
médio
Ingredientes
- 1 kg de feijão fradinho
- 3 cebolas grandes picadas
- Sal a gosto
- Azeite de dendê para fritar
Vatapá
- 2 vidros de leite de coco (400ml)
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 100g de castanha de caju torrada
- 100g de amendoim torrado
- 2 colheres (sopa) de gengibre picado
- 2 pães amanhecidos picados
- 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 500g de camarão limpo
- 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
- 1 xícara (chá) de coentro picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Esfregue os grãos de feijão entre as mãos para retirar a pele. Bata o feijão no liquidificador junto com a cebola e sal até formar uma massa homogênea, se preciso adicione água para bater. Modele pequenas bolinhas com a massa, com a ajuda de 2 colheres grandes e frite, aos poucos, em azeite de dendê. Escorra em papel absorvente e reserve.
Para o vatapá, no liquidificador, bata o leite de coco, o leite, a castanha de caju, o amendoim, o gengibre e o pão até triturar bem. Reserve. Aqueça uma panela com o azeite de dendê e frite o alho e a cebola por 2 minutos. Adicione o camarão, a pimenta e o coentro e refogue por mais 3 minutos. Junte o conteúdo batido do liquidificador, tempere com sal a gosto e cozinhe, mexendo sempre até engrossar. Abra os acarajés ao meio, recheie com uma porção do vatapá e sirva.
Moqueca
Sobre: Com origem angolana, a moqueca é um dos pratos típicos mais importantes na culinária brasileira. Ao longo dos anos, a receita foi se transformando em cada região. Na Bahia, é comum que o cozido de peixe seja acompanhado de muito azeite de dendê e leite de coco.
Rendimento: 6 porções
Tempo: 50min
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- Peixe:
- 1,5kg de badejo ou dourada cortado em postas
- 3 limões
- Tempero:
- 4 dentes de alho
- 1/2 cebola picada
- 1 xícara (chá) de coentro picado
- 3 xícaras (chá) de cebolinha verde picada
- Sal a gosto
- Finalização:
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 pimenta malagueta picada
- 2 xícaras (chá) de salsa picada
- 5 tomates cortados em rodelas
- 1 pimentão verde cortado em rodelas
- 2 cebolas cortadas em rodelas
- 5 colheres (sopa) de suco de limão
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- 2 colheres (sopa) de colorau ou colorífico
- 1 xícara (chá) de água fervente
- Sal a gosto
Modo de preparo
Lave as postas de peixe e esfregue o limão. Reserve. No liquidificador bata o alho, a cebola, o coentro, 1 xícara (chá) de cebolinha verde e sal. Esfregue metade desse tempero nas postas. Em uma panela grande, esquente o azeite e o óleo. Frite a pimenta, coloque o tempero restante e frite por 3 minutos. Arrume as postas de peixe em uma panela grande cobrindo o fundo e arrumando uma por cima da outra.
Na panela, sobre o peixe, arrume em camadas a salsa picada, o tomate, o pimentão e a cebola. Regue com o suco de limão e com o azeite. Misture o colorau na água fervente e despeje na panela. Leve ao fogo médio. Tampe a panela por 20 minutos. Destampe e deixe terminar de cozinhar no fogo alto por 20 minutos. Verifique o sal. Não mexa com a colher, apenas balance a panela com a ajuda de um pano. Retire com cuidado, transfira para uma travessa, polvilhe com a cebolinha verde restante e sirva acompanhada de arroz branco.
Feijoada
Sobre: Composta basicamente por feijão e diversas partes do porco, a feijoada é o prato queridinho dos brasileiros. A sua história é cheia de contradições, por isso, não se sabe ao certo quando e onde surgiu essa receita. Há quem diga que a feijoada surgiu entre os escravos do Brasil Colônia, que aproveitavam as sobras da comida da Casa Grande. E há quem diga que ela é uma adaptação local de um cozido típico português.
Rendimento: 12 porções
Tempo: 2h20 (+24h de molho)
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1 rabo suíno
- 1 orelha suína
- 300g de costelinha suína em pedaços
- 300g de lombo suíno em cubos
- 300g de acém bovino em cubos
- 500g de feijão-preto
- 3 folhas de louro
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 gomos de linguiça calabresa em rodelas
- 1 gomo de paio em rodelas
- 350g de bacon em cubos
- 2 dentes de alho picados
- Sal e molho de pimenta a gosto
- Couve refogada e torresmo para acompanhar
Modo de preparo
Coloque o rabo suíno e a orelha suína em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 24 horas, trocando a água 4 vezes. Escorra, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe por 30 minutos, em fogo médio. Escorra, deixe esfriar e corte em pedaços.
Em uma panela de pressão, coloque o rabo e a orelha, a costelinha, o lombo, o acém, o feijão e o louro, cubra com água e cozinhe por 20 minutos com a panela aberta, sem pressão, em fogo baixo. À parte, aqueça uma panela, em fogo médio, com o óleo e frite a calabresa, o paio, o bacon e o alho por 5 minutos ou até dourar.
Transfira para a panela de pressão, cubra com mais água, tampe e cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela.
Volte a panela ao fogo médio, tempere com sal, molho de pimenta e cozinhe até que todos os ingredientes estejam macios, mas sem desmanchar. Retire do fogo e sirva acompanhada de couve refogada e torresmo.