Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Foi uma grata surpresa', diz Alex Atala sobre 4° colocação

Compartilhar
Gabriela Pestana
Direto de São Paulo

Chef do quarto melhor restaurante do mundo em lista divulgada na segunda-feira (30) pela revista britânica Restaurant, Alex Atala disse que ser bem cotado em listas nunca foi sua meta. "Para mim, foi surpresa. Ser o sétimo, como no ano passado, já era alto. Neste ano, ficamos atrás de três caras que admiro. Eles são gênios. É uma alegria", disse em entrevista ao Terra nesta quinta-feira (3).

O chefe recebeu a imprensa e falou sobre o ranking da <I>Restaurant</i>, entre outros assuntos
O chefe recebeu a imprensa e falou sobre o ranking da Restaurant, entre outros assuntos
Foto: Fernando Borges / Terra

Recém-chegado de Londres, onde estava a convite do primeiro-ministro britânico, David Cameron, para um encontro gastronômico, Alex diz que a conquista é "fundamental para a valorização da culinária nacional e produtores locais". Porém o chef lamentou apenas a colocação do restaurante Mani, da chefe Helena Rizzo. "Levando em conta que tínhamos 30 votantes brasileiros, a 51° colocação traz até certa melancolia. Temos que aprender a ressaltar nossos valores. A Inglaterra, por exemplo, que era conhecida por fazer comida ruim já está abrindo os olhos para a conscientização da gastronomia. Falamos muito sobre isso no encontro com Cameron", contou.

O chef também revelou que gostaria de pagar mais pelos ingredientes da Amazônia, que são base de seu trabalho. "Busco um comércio mais próximo do justo, que beneficie as famílias, melhore a região", explicou. "Hoje, há vezes que gasto mais com transporte do que com produtos. Preciso dar um jeito de pagar melhor pelos produtos. É importante extrair e retornar à natureza."

Localizado em São Paulo, o D.O.M melhorou três posições com relação a 2011. O cardápio de sucesso, pautado na cozinha que ele define como "simples e sustentável", é feita a partir de produtos locais, entre eles alguns dos numerosos ingredientes fornecidos pela Amazônia. Entrentato, apesar da eleição, Atala não está pretendendo mudar os pratos neste ano. "O D.O.M é o D.O.M e pronto", definiu.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra