Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nutrição funcional promove a prevenção de doenças

Fique por dentro da nutrição funcional e descubra os poderes de alguns alimentos.

30 jan 2016 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
Alimentos funcionais ajudam a proteger o organismo de doenças.
Alimentos funcionais ajudam a proteger o organismo de doenças.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

A nutrição funcional é mais uma técnica para quem busca maneiras de manter o organismo fortalecido. Os alimentos desse método não visam apenas à nutrição, mas, também, à prevenção e ao tratamento de desordens crônicas. Os princípios fundamentais são: a individualidade da pessoa e a interação entre todos os sistemas do corpo. Saiba mais a seguir.

Entenda a nutrição funcional

O cardápio é elaborado individualmente, levando-se em conta a genética de cada pessoa. Dessa forma, a alimentação pode trabalhar possíveis problemas e, até mesmo, evitar complicações ou o aparecimento de novas doenças.

Além de atenuar os sintomas de alguma alteração - como aumento de peso, mal-estar constante ou dificuldade de digestão -, a nutrição funcional procura atuar nas causas. O importante é buscar informações sobre o metabolismo do paciente para encontrar uma solução individualizada e efetiva.

Com uma avaliação antropométrica, exames bioquímicos e sinais clínicos, o especialista pode indicar quais alimentos promoverão mais equilíbrio ao organismo. O resultado é o alívio nos sintomas e, ainda, um sistema imunológico fortalecido, prevenindo o indivíduo de doenças e de outros problemas de saúde.

Alimentos que não podem faltar

Os chamados alimentos funcionais são aqueles que, além de oferecer os nutrientes essenciais ao organismo, também previnem ou ajudam a tratar problemas de saúde. Capazes de agir contra o envelhecimento precoce, de reduzir a absorção de gorduras e de ajudar no funcionamento dos intestinos, esses ingredientes são importantes para uma alimentação equilibrada.

A seguir, você confere uma lista de alimentos que podem fazer parte da nutrição funcional. Lembre-se, porém, que o método parte do princípio do acompanhamento individualizado. Sendo assim, apenas o seu nutricionista pode confirmar quais são as opções mais saudáveis para o seu organismo.

- Aveia: importante aliada na redução dos níveis de LDL, conhecido como o "colesterol ruim". Também ajuda a melhorar a prisão de ventre, devido ao alto teor de fibras.

- Tomate: com ação antioxidante, ele contribui para combater a ação dos radicais livres, renovando as células e evitando doenças degenerativas.

- Peixes: fonte de ácidos graxos, as chamadas gorduras boas, a carne de peixe colabora para prevenir infarto e outros problemas cardíacos, além de minimizar dores e desconfortos de artrite.

- Soja: uma pequena quantidade diária já auxilia na prevenção de doenças cardíacas e no funcionamento do intestino.

- Alho: também contribui para a dimunuição do colesterol ruim, além de reduzir a pressão arterial e, assim, ser um importante protetor da saúde do coração.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade