Uma das marcas registradas do Reino Unido são os famosos pubs (que vêm de "public houses", ou "casas públicas"). Lá, todo final de tarde as pessoas se reúnem para paquerar, ver os amigos, conversarem, desestressarem e, claro, beberem cerveja.
No entanto, não é tão fácil como parece. Não é como no Brasil, que basta pedir um chope e todos já sabem o que fazer. Em outras terras, há outros termos, e outros costumes.
Para não perder a chance de saborear uma das melhores iguarias da terra da Rainha, veja algumas dicas selecionadas pelo site da CNN.
1) Não entre no pub e peça "uma cerveja". Até nos menores dos estabelecimentos, há no mínimo quatro tipos de cerveja - e às vezes, dúzias de variedades. É preciso saber exatamente o que se quer.
2) A unidade de medida não é um copo ou uma caneca. É um pint, equivalente a mais ou menos meio litro de bebida. No entanto, meio-pints também são servidos em alguns lugares.
3) Geralmente as cervejas não são tão geladas como no Brasil. Não espere por algo "estupidamente gelado".
4) As cervejas geralmente vêm de duas fontes: o barril e as torneiras.
A cerveja que sai diretamente do barril também é chamada de real ale, e não é pasteurizada.
Nas tiradas das tradicionais torneiras, usa-se nitrogênio.
Mas claro, sempre há a opção de cerveja em garrafa.
5) Não hesite em pedir ajuda a um atendente. Eles gostam de explicar, sugerir e até fazer você provar os diferentes tipos de cerveja da casa.
6) Para acompanhar, queijo e picles, sanduíches, amendoins e batatas chips de diferentes sabores (sal com vinagre e queijo com cebola). Mas atenção: peça por "crisps". Se pedir "chips", virá uma porção de fritas.
Diversas novidades chegaram ao mercado cervejeiro no último fim de semana, quando indústrias e importadoras lançaram produtos inéditos durante o Beer Experience. O evento, que reuniu quase 5 mil pessoas e 300 rótulos de cervejas, foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro, em São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Dentre os lançamentos nacionais, destaque para o resultado de uma parceria entre a cervejaria mineira Wäls e o Google. Segundo o mestre cervejeiro da empresa, José Felipe Carneiro, os funcionários do escritório central do Google - que fica na Califórnia, nos Estados Unidos e onde as pessoas podem consumir cerveja durante o expediente - participaram de uma votação para sugerir a receita, além de ajudar a viabilizar o rótulo e a ideia por trás da Wäls 42. É uma cerveja totalmente geek, definiu José Felipe. Ele explicou que o nome do produto é uma brincadeira, já que a busca por resposta para vida o universo e tudo mais no Google traz o número 42 como resultado. Nos ingredientes, foram usados amêndoas californianas, abacaxi, limão tahiti e café, os três últimos fazem uma referência ao Brasil. Com 6,5% de teor alcoólico, a cerveja será vendida a R$ 16 em embalagem rolhada
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Outro lançamento é a cerveja Blues Etílicos, uma homenagem à banda de blues carioca de mesmo nome. Segundo os produtores, a bebida foi baseada em uma receita do grupo, que levou a sugestão para um mestre cervejeiro. Ela tem característica mais pílsen e lupulada
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A cervejaria curitibana Diabólica lançou um novo rótulo, a Pale Ale. A novidade tem um estilo mais suave, de cor mais amarelada, com estilo inglês e 4,2% de teor alcoólico, bem diferente da tradicional Diabólica que tem 6,66% de teor alcoólico
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A Cervejaria Nacional lançou o chope sazional Buraco Negro e, como o nome sugere, é de cor escura e tem 7,5% de teor alcoólico
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A Taperebá Witbier, produzida pela Amazon Beer, possui 4,7% de teor alcoólico e leva, além da fruta taperebá, também conhecida como cajá, com dois tipos de malte, trigo e cevada
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A cervejaria Invicta lançou sete novos rótulos durante o Beer Experience. Os produtos terão nova roupagem com ilustrações feitas por diferentes artistas plásticos de Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo. A cerveja chegará ao mercado por R$ 12
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Entre as novidades internacionais que chegam ao Brasil, destaque para quatro novos rótulos: Porter, Dirty Bastard, Centennial IPA e Pale Ale, todas da Founders, cervejaria norte-amerciana considerada a segunda melhor do mundo atualmente
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A dinamarquesa Mikkelle também traz seus produtos. A cervejaria é considerada a primeira cigana no mundo, já que não tem uma indústria central e produz em vários países diferentes
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A Zatec, da República Tcheca, começará a ser vendida por R$ 10