Quibe assado da D. Júlia Maruche
Receita de família de quibe libanês
Hoje tive uma surprêsa muito boa - recebi de presente a receita de quibe assado da D. Júlia Maruche. O Eduardo Maruche, neto da D. Júlia entrou em contato comigo via Instagram. Ele viu a receita de quibe assado da Cozinha da Marcia que acaba de estrear no portal Terra, e mencionou que notou algumas diferenças entre as duas. Acontece que a receita que eu publiquei, embora de origem libanesa, não é a mesma receita de quibe assado da D. Júlia Maruche. Conversa vai, conversa vem, fiquei muito curiosa em saber como é essa receita, até hoje cuidadosamente preparada pela sua família.
Pedi a receita, disse que a publicaria no site da Cozinha da Marcia. E, eu fui generosamente atentida. A seguir o texto enviado pelo Eduardo, com os ingredientes e as explicações. Além de muito bem escrito é muito carinhoso com a memória de sua avó:
"Vou te enviar uma receita de família da minha querida avó Libanesa, a Júlia Maruche. Muita saudade. Comida afetiva ****! Nossa as lembranças dos banquetes árabes. Casa de Árabe tem muita comida e muito palavrão, rsrsrsr!"
Fico muito agradecida por ele ter enviado e permitido a sua publicação.
A foto do quibe assado da D. Júlia Maruche foi feita pelo Eduardo Maruche, durante um banquete árabe preparado por ele no fim do ano.
**** asterísticos no lugar do palavrão
Receita
Porções: 8 a 10 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos + 1 hora de descanso
Ingredientes:
- Para a massa
- 1 kg de patinho moído duas vezes, a carne precisa estar bem limpa
- 1 / 2 kg de trigo para quibe
- 5 cebolas meedias
- 1 molho de hortelã fresco
- 1 colher de sopa de Bahar (tempero sírio/ pimenta-da-jamaica)
- 100g de manteiga gelada
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Para o Rachuí (recheio)
- 600g de acém ou lombinho moído (precisa ter um pouco de gordura)
- 2 cebolas médias picadinhas
- 1 / 2 molho de hortelã
- 1 colher de sopa de Bahar (tempero sírio/pimenta-da-jamaica)
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Instruções:
- Modo de preparo da massa - coloque o trigo de molho por mais ou menos uma hora. Após esse tempo, escorra totalmente a água, e esprema o trigo com as mãos para deixá-lo bem sequinho. Amasse o trigo em uma tigela como se estivesse sovando uma massa.
- Bata no liquidificador as cinco cebolas descascadas e as folhas da hortelã. Em uma tigela misture com as mãos ou com uma espátula, a carne com a cebola batida, e tempere com Bahar (tempero sírio), sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Prepare o recheio - refoque em uma panela as cebolas picadas no azeite apenas até murcharem. Acrescente a carne moída, e tempere com Bahar (tempero sírio), sal e pimenta a gosto. Refogue apenas até a carne estar cozida, mas não deixe o líquido da panela secar.
- Monstagem - em um tabuleiro não muito grande, coloque parte da massa para forrar o fundo e as laterais até em cima (como se fosse fazer uma torta de palmito ou escondidinho de camarão); preencha como Rachuí (recheio) todos os espaços do fundo.
- Amasse com as mãos alguns discos de massa para fazer o fechamento (tampa do tabuleiro). A massa precisa ficar muito bem fechada. Após fechar com a massa, passe as mãos bem molhadas por cima da massa para uniformizar e compactar a tampa do quibe.
- Faça riscos leves na horizontal e na vertical da massa com o bico de uma faca, como se estivesse desenhando um jogo da velha para deixar vários quadriculados na tampa. Corte vários cubinhos de manteiga e distribua por cima da tampa.
- Leve ao forno médio a asse até dourar.
Notas
Nota da Cozinha da Marcia - não deixe dourar demais para o recheio não ficar ressecado.