Desde que a crise financeira se agravou, há quase cinco anos, os espanhóis caçam, a todo custo, boas notícias. O futebol do País foi um grande consolo nos últimos tempos, mas até nisso os ventos parecem estar mudando. Agora, no entanto, os ibéricos podem se orgulhar de ter o melhor restaurante do planeta.
A lista anual organizada pela revista inglesa Restaurant com os 50 melhores do mundo, divulgada nesta segunda-feira (29), em Londres, trouxe o El Celler de Can Roca, da região da Catalunha, na primeira colocação, desbancando o Noma, da Dinamarca, que ocupou o topo da pesquisa durante os últimos três anos.
<a data-cke-saved-href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm" href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm">veja o infográfico</a>
O restaurante é comandado pelos irmãos espanhóis Joan, Josep e Jordi Roca. E o trio não escondeu a alegria por colocar o país – que sempre ocupou uma posição de destaque no ranking - de volta ao primeiro lugar. “Muito felizes. Estamos flutuando. É um prêmio que nos enche de alegria e representa a consolidação de um projeto que trabalhamos há muito tempo”, disse Jordi.
Mostrando que conhece o português, pelo menos algumas palavras corriqueiras do idioma, o espanhol não se conteve diante dos repórteres brasileiros: "vai ter um festão do c...”, bradou em meio a gargalhadas utilizando um palavrão para descrever o tamanho da celebração pela conquista.
Jordi ressaltou ainda que essa é “uma boa notícia para a Espanha. Ouvimos tantas coisas ruins ultimamente, então qualquer coisa boa acaba se tornando em um motivo para otimismo”, ressaltou. “Pessoalmente, é um reconhecimento que nos enche de orgulho. Sobretudo pelo carinho e pelos abraços. O reconhecimento profissional também é importante, mas todo esse afeto é maravilhoso”, comentou Joan Roca.
O comandante da cozinha – que possui três estrelas no guia Michelin e ocupou a segunda posição no ranking do ano passado – destacou que o “El Celler celebra a memória e a tradição. Construímos uma cozinha a partir das raízes. Buscamos projetar a vanguarda com a memória e a tradição, questões de raíz e formação, sempre mantendo compromisso com a criatividade, olhando a terra e o entorno, buscando inspiração”, finalizou.
Os irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, do vencedor El Celler de Can Roca, recebem o prêmio de melhor restaurante do mundo durante evento nesta segunda-feira (29)
Foto: AFP
Os brasileiros Alex Atala e Helena Rizzo, 6º e 46º colocados, respectivamente, também foram à premiação
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Helena e Alex posaram juntos para as câmeras
Foto: Reprodução/Instagram
René Redzepi, chef do Noma, que ficou em segundo lugar, também esteve na premiação
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Redzepi comemorou a segunda colocação
Foto: AP
Compartilhar
Publicidade
<a data-cke-saved-href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm" href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm">veja o infográfico</a>