Cúrcuma: nutróloga revela 17 benefícios do açafrão-da-terra
A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir
Também chamado de açafrão-da-terra, açafrão-da-índia ou turmérico, a cúrcuma é uma raiz com propriedades medicinais. Ela é normalmente usada em pó no preparo de carnes ou legumes, especialmente na Índia e países do oriente.
Benefícios da cúrcuma
Com folhas longas e brilhantes, que chegam a atingir 60 centímetros, a cúrcuma tem longas raízes e coloração laranja. Suas principais propriedades são a ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.
"Além de ter um grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e até reduzir o colesterol alto", afirma a médica nutróloga, Dra. Marianna Magri, especialista em emagrecimento.
Trata-se de uma planta cheia de nutrientes: como as vitaminas C e B6, que são importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais como o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.
Além disso, a cúrcuma tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol), cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e doses de proteína e fibras. Ou seja, é um superalimento.
A Dra. Marianna Magri destaca os principais benefícios da cúrcuma para o corpo:
- Melhora a digestão;
- Ajuda na perda de peso;
- Combate resfriados e gripes;
- Evita crises de asma;
- Desintoxica e trata problemas de fígado;
- Regula a flora intestinal;
- Regula o colesterol;
- Combate o câncer;
- Alivia torções;
- Favorece a saúde oral;
- Estimular o sistema imune;
- É termogênica;
- Tem ação antidepressiva;
- Alivia inflamações da pele, como eczema, acne e psoríase;
- Melhora a resposta anti-inflamatória do organismo;
- Reduz os sintomas da TPM;
- Aumenta a libido.
Formas de consumo
A nutróloga explica que a parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz, especialmente para temperar comidas. Mas ela também pode ser consumida na forma de cápsulas, e as suas folhas podem ainda ser utilizadas na preparação de alguns chás.
A Dra. Marianna ensina três formas de consumir:
Infusão de cúrcuma: coloque 1 colher de chá de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixe repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, beba até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições.
Cápsulas de cúrcuma: geralmente a dosagem recomendada é de 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia. No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o problema a tratar.
Gel de cúrcuma: misture uma colher de sopa de babosa com o pó de cúrcuma e aplique sobre as inflamações da pele, como a psoríase.
"Para melhorar a absorção de antioxidantes da raiz, a cúrcuma pode ser consumida junto com óleos, como azeite, óleo de coco ou de abacate, por exemplo", acrescenta a especialista.
Vitamina de cúrcuma
A nutróloga também dá uma dica de vitamina para a ingestão de cúrcuma no dia a dia:
Ingredientes:
- 250 ml (2 xícaras) de leite de coco ou leite de amêndoas ou leite de castanha de caju ou leite de aveia.
- 1 colher de chá de açafrão ou cúrcuma (bem rasa)
- 1 pitada de pimenta Preta (moída na hora)
- ¼ de chá de canela em pó (somente a ponta)
- Adoçar com stévia a gosto.
Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no fogo médio para ferver.
Contraindicação
A Dra. Marianna Magri orienta que apesar de ter vários benefícios para saúde, a cúrcuma é contraindicada para pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. Na gravidez ou lactação, ela só pode ser utilizada sob orientação médica.
"Todo e qualquer produto, medicamento, chás, especiarias deve ser ingerido somente após orientação de um profissional", finaliza.