Dá para ganhar músculo treinando só duas vezes na semana?
Estudo aponta que o volume de treino semanal é tão importante quanto a frequência
A falta de tempo é um dos principais fatores que impedem as pessoas de praticarem atividades físicas. Com a correria do dia a dia, é comum que muitos não consigam treinar mais do que duas vezes por semana e, por acharem que isso é insuficiente para obter resultados, resolvem abandonar (ou nem iniciar) o hábito.
"A variável tempo hoje se tornou muito valiosa, então as pessoas querem ter resultados rápidos e, muitas vezes, acham que precisam de muito tempo na academia", explica o preparador físico Roberto Lima.
A realidade é que a prática de exercícios é essencial para a manutenção da boa saúde e não deve ser deixada de lado. Mesmo sendo realizada em poucos dias da semana, ela ainda pode melhorar o condicionamento físico e trazer muitos benefícios.
É possível ganhar massa muscular treinando poucos dias por semana?
Segundo um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, o volume do treino é tão importante quanto a frequência para o ganho de massa muscular — tanto em homens quanto em mulheres.
Os pesquisadores compararam a diferença entre treinar duas vezes na semana e três vezes na semana mantendo a mesma quantidade de séries realizadas por dia. Ao fim, eles perceberam que o volume do treino e a quantidade de vezes em que cada músculo era trabalhado era mais importante do que quantas vezes na semana a atividade física era praticada.
Leia mais: Exercícios fora da academia: 74% das pessoas buscam novas maneiras de treinar
...
Veja também
Abdominal remador: como fazer da forma certa o exercício de acordo com personal
5 passos para PARAR de faltar à academia segundo um personal trainer
Dá para ganhar músculo treinando só duas vezes na semana?
Alongamento e mobilidade: 9 exercícios para os membros superiores