De onde vem o medo constante de 'perder tudo e passar necessidade' que muita gente tem? A psicologia explica
Mesmo com a vida estável, o medo da perda pode dominar o seu dia a dia. Entenda por que isso acontece e como a psicologia pode ajudar.
Você pode estar com a vida relativamente estável — contas em dia, emprego garantido, alguma reserva guardada — e, ainda assim, ser invadido por uma angústia difícil de explicar: o medo constante de perder tudo. Essa sensação de que o chão pode sumir a qualquer momento não é tão rara quanto parece e, segundo a psicologia, tem raízes mais profundas do que apenas as preocupações com os boletos.
Esse tipo de medo, que muitas vezes parece desproporcional à realidade, pode estar ligado a traumas antigos, insegurança emocional ou até à forma como fomos ensinados a lidar com o dinheiro, o trabalho e a ideia de sucesso. Além disso, ele também pode afetar nossa saúde mental, nossos relacionamentos e, inclusive, nossas escolhas profissionais.
Mas, afinal, por que tanta gente vive dessa maneira? A psicologia tem algumas respostas — e elas vão além do medo de ficar sem dinheiro.
Especialista explica de onde vem o medo de perder tudo
Segundo a psicóloga Maria Milena, especialista da AfroSaúde, esse sentimento pode ter raízes profundas, ligadas a contextos de vulnerabilidade que vão muito além da falta de dinheiro no bolso.
...
Veja também
Isso é o que acontece quando superprotegemos demais nossos filhos e não os deixamos viver plenamente
O que é ansiedade e como explicar para os outros como se sente?
67% dos brasileiros têm medo de sofrer um golpe digital