Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De quanto em quanto tempo, devemos lavar a roupa de cama?

Especialistas explicam quais os riscos que corremos com nossos travesseiros e lençóis e falam sobre a periodicidade ideal para limpá-los e trocá-los; confira

2 out 2024 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

Passamos boa parte da vida deitados na nossa cama, isso quando não resolvemos ficar ainda mais tempo descansando aos finais de semana. E, por causa do suor que nossa cabeça libera à noite e da saliva que deixamos no travesseiro e no lençol, surgem os fungos que podem fazer mal à nossa saúde. Sendo assim, a BBC conversou com alguns especialistas, que contaram qual o período ideal para lavar a roupa de cama.

Especialistas explicam qual a periodicidade ideal para lavar a roupa de cama
Especialistas explicam qual a periodicidade ideal para lavar a roupa de cama
Foto: Canva/Shann Daniels de diversifylens / Bons Fluidos

Travesseiro é o ambiente perfeito para fungos

O travesseiro em que dormimos acaba sendo o momento ideal para o surgimento e proliferação de fungos. Isso porque, lá, eles têm umidade, graças ao nosso suor; comida, já que existem a poeira e os ácaros, e, digamos que conforto, pois acaba sendo um ambiente quentinho para eles, sobrevivendo por anos. E você pode pensar que lavá-los é a solução, mas não, pois a água pode deixá-los ainda mais úmidos, mesmo secos.

E, para pessoas que não possuem doenças, isso não é um risco. Porém, para aquelas que têm asma ou sinusite, por exemplo, pode ser um agravante. E, para resolver este problema, os profissionais indicam trocar o travesseiro a cada dois anos. E, para quem é asmático ou é diagnosticado com outra doença nasal, vale mudar o objeto entre três a seis meses de uso.

Lavagem da roupa de cama

O mesmo vale para a lavagem da roupa de cama. Os experts no assunto aconselham lavar a roupa de cama semanalmente, caso tiver uma rotina comum. Ou seja, se você tem criança que deixa o xixi escapar, um cachorro ou gato que dorme ao seu lado, deita com meias sujas, come em cima do colchão, ou não tira a maquiagem. Porque, nesses casos, é melhor limpar os lençóis e cobertores com mais frequência.

Outra dica também para tirar os fungos, é passar a roupa de cama, pois a temperatura tende a matá-los, de acordo com os entrevistados pelo veículo.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade