Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De quanto em quanto tempo devemos lavar o sutiã? Como guardar?

Especialista diz que resposta varia de acordo com o material da lingerie; entenda

28 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Tecido e material interferem nas regras de lavagem do sutiã
Tecido e material interferem nas regras de lavagem do sutiã
Foto: HappyNati

Se você é daquelas que lava o sutiã sempre que usa, saiba que você está desperdiçando sabão, água e tempo à toa. Não existe regra que especifique quantas vezes, nem quando, você deve lavar a peça e segundo a especialista Alessandra Paula Bueno da Rocha, gerente de produtos da marca de roupas Caedu, tudo depende do uso.

7 famosas que abandonaram o sutiã (ou ao menos deixaram de lado) 7 famosas que abandonaram o sutiã (ou ao menos deixaram de lado)

"Caso você tenha usado a peça em um dia que só ficou no escritório ou em outro lugar mais tranquilo, não é necessário lavar sempre. Agora se transpirou ou por algum motivo sujou a peça, aí, sim, é importante a lavagem", esclarece a gerente. O risco de não higienizar a peça está no acúmulo de bactérias e fungos na região do colo feminino. Abaixo, esclarecemos outros pontos:

Material do sutiã faz diferença: A especialista esclarece ainda que a matéria-prima da peça também faz diferença. "Em geral, sutiãs de tecidos sintéticos devem ter uma frequência de lavagem maior, com uns dois dias. Já os tipos de algodão podem ser lavados a cada três. É legal também fazer um rodízio com as peças. Usou um sutiã em um dia e não lavou? Usa outro e pendura o usado - guarde na gaveta somente um dia depois, assim você dá um tempo para o tecido respirar. Lembre-se de que a lavagem excessiva diminui a vida útil do produto".

• Como lavar o sutiã? O sabão ou sabonete a ser usado na lavagem da peça também varia. Os produtos sem perfume ou neutros são os mais recomendados quando se trata de peças que têm contato com regiões como auréola do mamilo, justamente para evitar alergias na região.

Pode lavar sutiã na máquina? A resposta é: nem todos! A sugestão é que se lave as lingeries em mod0 delicado (aquele que não bate tanto) e, de preferência, dentro de saquinhos próprios para a lavagem de peças intimas, o que torna a vida útil da peça mais longa. Outra dica é, na hora de colocar na máquina, fechar os colchetes do produto, para manter a estrutura do elástico e evita que ele enrole

• Sutiã de bojo não pode ser lavado na máquina: Mas, atenção! Alessandra explica que peças com bojo devem ser lavados à mão, com sabão neutro e água fria. Os de renda também devem seguir o mesmo passo a passo.

• Quais os riscos de não lavar a peça corretamente? De acordo com Alessandra, quando não higienizado, o sutiã pode se tornar um abrigo para fungos e bactérias que, quando encostados na pele, podem gerar vermelhidão, alergias, e até mesmo deixar um cheiro desagradável.

• Como guardar? O tipo e estilo do sutiã também interferem no modo como você deve guardá-lo. Para peças com bojo, o ideal é que elas sejam armazenadas abertas, uma atrás da outra, sem dobrá-las ao meio. Para as lingeries sem bojo, a maneira de armazenamento é indiferente.  

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade