Debocharam de paciente: sigilo médico foi desrespeitado por estudantes que zombaram de jovem que realizou 3 transplantes de coração?
Vídeo no TikTok ironizava caso de Vitória Chaves da Silva, que morreu dias depois da postagem
Duas alunas de medicina compartilharam no TikTok um vídeo expondo detalhes do quadro de saúde de Vitória Chaves da Silva, de 26 anos, submetida a três transplantes de coração no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Nove dias após a postagem, em 28 de fevereiro, a paciente - que lutava contra uma cardiopatia congênita rara chamada Anomalia de Ebstein - morreu devido à insuficiência renal e choque séptico.
Sem citarem o nome de Vitória, as estudantes Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeiras Soares Foffano mencionam os períodos em que os transplantes foram realizados - infância, adolescência e maioridade - e indicam negligência por parte da paciente.
"A segunda vez, ela transplantou e não tomou os remédios que deveria tomar, o corpo rejeitou e teve que transplantar de novo, por um erro dela. Agora ela transplantou de novo, aceitou, mas o rim não lidou bem com as medicações", conta Gabrielli.
Em certo momento do vídeo, Thaís ironiza o caso. "Essa menina está achando que tem sete vidas. Não sei. Já é tão raro, difícil a questão de compatibilidade, doação, 'N' fatores que não sei especificamente por que não passamos por cirurgia cardíaca ainda. Estou em choque."
Na primeira semana de abril, a família de Vitória tomou conhecimento da publicação, registrou um boletim de ocorrência e acionou o Ministério Público de São Paulo. Procurado pelos familiares, o Incor afirmou que o vídeo vai contra a ética da instituição.
...
Veja também
Insuficiência renal crônica: o que é, causas e como tratar
Insuficiência renal aguda: sintomas, causas e tratamentos
Cardiopatia congênita: tipos, tratamento e se tem cura
Choque séptico: o que é, sintomas, causas e tratamento
Médico revela sua principal estratégia para aumentar a imunidade quando sente uma gripe chegando