10 mitos e verdades sobre a melancia
Rica em fibras e vitaminas, a fruta é uma das mais populares, mas também está cercada de crenças e dúvidas. Entenda o que é verdade e o que não é!
Rica em fibras, vitaminas e minerais, a melancia é umas das frutas mais completas e benéficas para a nossa saúde. Além disso, ela é queridíssima do verão, já que é refrescante e rica em água. Porém, justamente por ser tão popular, há uma série de crenças e dúvidas em torno do seu consumo.
Melancia engorda ou emagrece? Será que ela realmente hidrata o corpo? É boa para a saúde dos ossos? Pensando nisso, elencamos dez mitos e verdades sobre melancia, esclarecidos pela nutricionista Cindy Cifuente. Confira!
Leia mais: Se você tem cascas de melancia, você tem um tesouro: 5 maneiras de usá-las em casa
1. Melancia ajuda a emagrecer?
Verdade. A melancia é uma fruta pouco calórica: 100 gramas da fruta possui apenas 36 calorias. Além disso, ela fornece boa quantidade de fibras e muita água. Para somar, os aminoácidos encontrados em sua parte branca e nas sementes auxiliam a manter a massa muscular enquanto a gordura corporal é eliminada.
2. Melancia hidrata o corpo?
Verdade. A melancia é composta de mais de 90% de água, além de ser fonte de vitaminas e sais minerais importantes para o funcionamento do organismo, como cálcio, sódio e potássio.
Outro ponto positivo é que a fruta é fonte de energia imediata para o corpo e, quando compara a bebidas esportivas, possui menor quantidade de carboidratos, o que a torna uma boa opção para consumo pós-treino.
Saiba mais: Água não é o líquido que mais hidrata? Veja o que diz estudo!
3. Consumir melancia à noite faz mal?
...
Veja também
Osteoporose: o que é, sintomas, tratamento e se tem cura
Cálculo renal (pedra no rim): 4 tipos, sintomas e tratamentos
Catarata: o que é, causas, sintomas e tratamento
Melancia engorda? Conheça 7 benefícios incríveis da fruta
Se você tem cascas de melancia, você tem um tesouro: 5 maneiras de usá-las em casa