3 dicas para um pão de queijo crocante por fora e aerado por dentro
Os chefs, Gustavo Young e Larissa Januário, e o empresário da casa de pão de queijo Trem Doido, Thiago Gomes, contam como fazer um pão de queijo dos bons
Férias da criançada terminando e dias de frio pedem o quê? Vários pães de queijo em um café da tarde. Há duas opções, aqueles congelados que compramos no mercado (separamos as melhores marcas para você aqui) ou fazer o seu próprio.
E nada de preocupação quanto a acertar a receita, pois os chefs Gustavo Young, Larissa Januário e o empresário da lanchonete Trem Doido, Thiago Gomes esclareceram várias dúvidas para você fazer aquele pão de queijo caseiro delicioso, crocante e macio na medida certa.
Por que o pão de queijo fica pesado?
Segundo o empresário Thiago Gomes, o que pode fazer seu pão de queijo ficar pesado são ingredientes utilizados. "Polvilho, queijo, sal, ovo e óleo são o suficiente para um pão de queijo gostoso", indica. O segredo é não usar muito óleo ou a gordura que preferir, pois o pão de queijo tem que ter sabor é de queijo mesmo. O polvilho serve apenas para dar a liga, como indica Gomes, que ainda brinca: "O pão de queijo foi a receita errada do pão francês que fizeram em Minas".
Para que serve o óleo no pão de queijo?
A chef Larissa Januário dá ainda mais uma dica quanto ao uso do óleo. "O óleo é para equilibrar as farinhas - tanto o polvilho azedo quanto o doce - Se você não coloca gordura, o seu pão de queijo pode ficar meio duro, porque o ovo no pão de queijo é o que dá a estrutura, deixa o pão de queijo mais estruturadinho, mais duro. Então você tem que inserir um pouco de gordura, porque o queijo sozinho não dá conta", explica.
Porém Larissa prefere substituir o óleo no pão de queijo por gordura de coco, e revela seu segredinho: "Eu não uso óleo vegetal porque acho que faz pesar o pão de queijo, deixa um pouco indigesto. É mais legal usar uma gordura como banha, que é a tradicional mineira, ou uma alternativa, que eu prefiro inclusive, como a gordura de coco que é sem sabor e não briga com o gosto do queijo", indica.
O que fazer para o pão de queijo não ficar duro?
Claro que o momento do preparo do pão de queijo é muito importante, mas a hora de assar também tem sua relevância e faz toda a diferença. O chef Gustavo Young chama a atenção para a temperatura do forno, que tem que estar alta. "O pãozinho precisa daquela expansão inicial e do crescimento, pois isso faz com que o pão de queijo fique crocante por fora e aerado por dentro. Se você colocar o pão de queijo em um forno muito fraco, ele vai sair solado e vai ficar mais pesado na hora de comer", alerta.