Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

6 alimentos que não podem ser feitos na AirFryer

A fritadeira elétrica se tornou elemento indispensável nas cozinhas brasileiras, mas cuidado, nem todo alimento pode ser preparado nela

31 jan 2023 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: brebca / iStock

Além de ser muito mais prática e, muitas vezes, mais rápida que o forno elétrico, a AirFryer ainda é mais econômica quando se trata de uso de energia e de óleo. Por conta desses benefícios, o brasileiro abraçou a fritadeira elétrica como se fosse um membro da família e tem certeza que é possível cozinhar praticamente qualquer coisa no aparelho. Porém, não é bem assim. 

Até a Airfryer possui limitações e apesar de ser possível fazer muitas e variadas receitas nela, nem tudo é uma boa ideia. Muitas vezes o alimento pode ficar seco, queimado, amargo ou, até mesmo, derreter de uma forma que faça com que tudo grude nos buraquinhos do recipiente, então, é essencial saber quais as exceções para não errar na hora de preparar suas refeições. 

Uma jornalista do site britânico Birmingham Live, Rebecca Astill, testou vários pratos na AirFryer e chegou em uma lista com seis alimentos que devem ser evitados na fritadeira elétrica. Confira agora!

Torrada

Foto: LauriPatterson / iStock

Se você tem uma torradeira em casa, a jornalista recomenda que utilize ela, ao invés da AirFryer para fazer torrada. Segundo os testes, o pão pode ficar seco e torrado apenas na parte externa, além de espalhar muitas migalhas pelo suporte do aparelho causando muita sujeira. 

Além disso, a torradeira vai gastar muito menos energia que a fritadeira elétrica para fazer uma ou duas fatias de pão. Não é um grande problema, mas pequenas escolhas como esta podem facilitar seu dia a dia na cozinha.

Brócolis 

Foto: eyewave / iStock

Muitos vegetais funcionam super bem na fritadeira, independente de estarem in natura ou congelados, porém o brócolis é uma exceção. No teste realizado pela jornalista, o vegetal foi cozido junto com cenouras na fritadeira, enquanto elas saíram perfeitamente caramelizadas e prontas para consumo, o brócolis secou e suas “florzinhas” viraram pó. 

Arroz

Foto: ito:Dmitrii Ivanov / iStock

Como já diz o nome, a AirFryer depende de aquecimento a seco para preparar os alimentos, por isso, não consegue aquecer o suficiente para ferver a água do arroz. Por isso, segundo a jornalista, qualquer grão que precise ser feito com água fervente provavelmente não vai funcionar no aparelho. 

Macarrão

Foto: gkrphoto / iStock

Assim como o arroz, as massas também precisam de água fervente para cozinhar, por isso, fazer macarrão na AirFryer não é uma boa ideia. Porém, a jornalista afirmou que a massa pode ser colocada no aparelho após ser completamente cozida, assim é possível gratinar um queijo por cima ou fazer alguma outra receita que já tenha o macarrão previamente cozido.

Pipoca

Foto: Prostock-Studio / iStock

Esse é um dos alimentos mais perigosos de se fazer na AirFryer, isso porque o milho pode ficar preso entre os buraquinhos do recipiente interno do aparelho, podendo causar sérios danos à fritadeira e fazendo com que sua pipoca se transforme em um verdadeiro desastre. 

Peixe empanado

Foto: JoeGough / iStock

Caso você queira fazer um peixe empanado congelado de supermercado, a fritadeira elétrica funciona super bem. Porém, se o peixe foi empanado em casa, as chances de dar errado são bem grandes.

Isso acontece, segundo o estudo, porque a massa molhada desliza do peixe antes que fique crocante, fazendo com que a receita não dê certo. Caso você queira testar mesmo assim, vale adicionar uma camada menos generosa de ovo para ficar menos pegajosa. 

Isso vale para qualquer alimento empanado em casa, não apenas peixe. 

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade