8 mitos e verdades sobre dietas e atitudes para emagrecer
Confira os hábitos que ajudam e os que atrapalham no processo de emagrecimento.
A alimentação é um fator que influencia diretamente no processo de emagrecimento. Contudo, a forma como os alimentos são consumidos também impacta no peso. Por isso, Irani Gomes dos Santos, coordenadora de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira!
1. Remédio para emagrecer funciona?
Verdade. O uso de medicamento com a finalidade de eliminar peso deve ser utilizado apenas por indicação e prescrição médica. Normalmente são medicamentos que reduzem o apetite e controlam a ansiedade. Auxiliam no emagrecimento no qual é essencial a educação dos hábitos alimentares, pois, ao cessar o uso da medicação, será o consumo alimentar adequado que manterá a perda de peso ou manutenção do peso desejado.
2. Beber muita água ajuda a perder peso?
Mito. O consumo de 2 litros de água ou 30 ml/kg/peso é indicado para todas as pessoas (com restrição para alguns pacientes cardíacos ou renais). A água é fundamental para o bom funcionamento do corpo, principalmente para o funcionamento intestinal. Porém, seu consumo ajudará na hidratação corpórea, não no emagrecimento.
3. O sorvete é proibido na dieta de emagrecimento?
Mito. Os sorvetes não são contraindicados durante dietas de emagrecimento. No entanto, sempre são indicados aqueles à base de frutas e sem leite. Sorvetes de massa são preparados com muito açúcar e gorduras, aumentando consideravelmente o aporte calórico.
4. Sorvetes à base de soja são mais saudáveis?
Verdade. Os sorvetes à base de soja são considerados mais saudáveis, pois têm menor teor de gordura e não possuem leite na formulação.
5. Sorvete light pode ser tomado à vontade?
Mito. Os alimentos light possuem redução calórica, mas não são isentos de gorduras ou açúcar, ou seja, consumidos em excesso trarão quantidades calóricas maiores do que as desejadas pelo consumidor.
6. É possível fazer uma dieta consumindo somente proteína?
Mito. O nosso corpo precisa de vários nutrientes para funcionar adequadamente. Ele necessita de carboidratos presentes no macarrão, pães, batata, mandioca, leite e derivados, feijões, entre outros, para fornecer energia, sendo melhor se consumidos em sua forma integral.
Além disso, precisa de lipídios para manter o funcionamento hormonal e transportar vitaminas em nosso corpo. E, por fim, de proteínas responsáveis pela reconstrução celular e controle hormonal. Sem falar nas vitaminas e minerais. Isso tudo para dizer que quando consumimos um nutriente isolado, neste caso a proteína, nosso corpo sofrerá prejuízos, podendo causar carências nutricionais.
7. Farelo de aveia ajuda a emagrecer?
Verdade. A aveia é considerada fibra alimentar, que é fundamental no processo de emagrecimento, pois promove saciedade.
8. Beber água durante as refeições engorda?
Verdade. Essa prática, que é hábito para muitas pessoas, é inadequada, pois líquidos durante as refeições dificultam a digestão dos alimentos, além de promover maior distensão do estômago. Este, apesar de ser um órgão elástico, ficará laceado, propiciando maior espaço para consumo de alimentos, levando ao ganho de peso.