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Açaí representa mais de 55% da indústria de sorvetes do Brasil

Estudo registra crescimento e novas tendências de consumo do açaí para 2024

19 jul 2024 - 06h00
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Foto: Reprodução

O açaí, fruto originário da Amazônia, vê um crescimento considerável em sua produção e consumo no Brasil. Apenas nos últimos cinco anos, a produção do fruto, concentrada em sua maioria na Região Norte, teve um aumento de 70%, segundo dados do IBGE e, em pesquisa lançada pela Fispal Sorvetes, pela Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) e pela Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins (Agagel), evidencia-se a importância do insumo que já representa 55,4% da comercialização da indústria sorveteira. 

Os dados demonstram uma crescente valorização de produtos regionais, opções saudáveis e também indulgentes. De acordo com o mesmo estudo, 90% das empresas entrevistadas estão antenadas às mudanças de comportamento de seus consumidores, e buscam alterações ou investimentos em opções que acompanhem os desejos de seus públicos. 

Dentre elas, as microempresas (41,5% das empresas entrevistadas) são as mais focadas em realizar mudanças e seguir tendências. Elas representam 46% do total de empresas sorveteiras no Brasil e viram, de 2023 para 2024, um aumento superior a 50% de suas produções.

 Heloisa Baeta é microempreendedora do setor já há quatro anos, quando criou sua marca, Copo Roxo. Usando sua paixão pelo açaí como motor para a criação da sua empresa, ela usou uma parcela do auxílio emergencial para comprar seus primeiros insumos, e iniciou a empresa através do delivery. 

“Eu consumia quase todos os dias, e rentabilizar minha paixão foi o caminho natural. Comecei na pandemia, e mesmo com todas as adversidades, vejo o crescimento do meu negócio todos os dias,” diz. 

Hoje, Heloisa conta com uma equipe de 6 pessoas dedicadas exclusivamente para a cozinha e 8 motoboys para realizar as entregas. 

“Ter um bom produto é um grande diferencial para as empresas do setor e atualmente isso é possível de norte a sul do país. Nossa base de clientes é majoritariamente de microempresas que têm o açaí como sua principal fonte de renda. Desenvolvemos nossos produtos na Amadelli Alimentos, que produz 700 toneladas ao mês de açaí e sorvete e está localizada no Paraná. Um fator interessante é que não só o açaí em creme tem se destacado como sabores de açaí com ninho e avelã que são mais indulgentes, por exemplo”, diz Rafael Gonzalez, gerente comercial da AmaFruta, marca fornecedora de cremes de açaí voltada para o varejo, que tem clientes ativos em 128 municípios brasileiros. A marca pretende atingir o faturamento de 10 milhões em 2024.

A qualidade dos insumos servidos ao cliente deve unir-se às demais preocupações das marcas do mercado de sorvetes que, segundo o estudo, para os próximos anos, buscam inovações não apenas no produto que servem, mas se preocupam com a avaliação do produtor do açaí até a embalagem para entrega final, tendo a sustentabilidade entre as prioridades de escolha.

 Na pesquisa realizada em 16 países pela Trend Tracker Survey, em 2023, essa prioridade fica em evidência, com embalagens de papel, ligadas à percepção de serem melhores para o meio ambiente e para a reciclagem, sendo líder do ranking recebendo dos mais de 10 mil entrevistados, dez atributos: mais leves (57%), fáceis de abrir e fechar (46%), mais práticos (41%) e mais fáceis de armazenar (35%). 

 O estudo da Fispal Sorvetes mostra, ainda, que a expansão de suas marcas é também foco das empresas entrevistadas para os próximos anos. Destas, 23.8% buscam investir em expansão comercial ou abertura de franquias. 

“O crescimento do mercado das açaiterias tem força. Em 2024 a The Best Açaí completa sete anos e temos como objetivo alcançar um faturamento de R$777 milhões, com uma rede de 777 lojas, até dezembro de 2024. Em nossas operações passam mais de 50 mil pessoas por dia em busca de açaí e sorvete”, diz Sérgio Kendy, CEO da The Best Açaí, rede de franquias de açaí e sorvete no modelo self-service, com mais de 410 lojas em operação.

 O Brasil é o maior produtor mundial de açaí e o estado do Pará, no norte do país, responde por mais de 90% da produção que, além de ser enviada para os demais estados brasileiros, é exportada para países como os Estados Unidos, Japão e Austrália. Em 2023, o Brasil exportou mais de 68 toneladas de açaí, 71% desse total oriundo do Pará, segundo dados do Ministério da Agricultura.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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