Achávamos que era desperdício, mas acabamos de descobrir que o resíduo da fermentação do arroz é um "superalimento"
O estudo desses resíduos também nos dá a fórmula para otimizá-los
Costuma-se dizer que o desperdício de um homem é o tesouro de outro. Encontramos um novo exemplo desse fenômeno nas Filipinas. O país responsável pelo Arroz Dourado, uma versão geneticamente modificada do alimento desenvolvida para compensar a deficiência de vitamina A, agora nos traz mais um produto relacionado a esse grão, um produto "carregado" de nutrientes. E desta vez com um processo mais "artesanal".
Leia também: Alimentos fermentados: benefícios e contraindicações
Subproduto, mas comestível
Um grupo de pesquisadores descobriu que os resíduos da fermentação do tapuy, um vinho de arroz tradicional das Filipinas, são ricos em antioxidantes. Os compostos encontrados nas borras, como é chamado esse resíduo, foram estudados em laboratório, resultando em um rejuvenescimento dos modelos animais utilizados no estudo.
O tapuy
Tapuy é uma bebida produzida nas Filipinas, resultado da fermentação do arroz. O processo utiliza, além do arroz, um fermento chamado bubod. O resíduo resultante tem sido o principal objeto de pesquisa e é composto principalmente de resíduos de arroz fermentado, levedura e outros micróbios. A equipe responsável pelo estudo analisou como diferentes tipos de cultivos resultavam em diferentes tipos de resíduos.
Otimizando nutrientes
...
Veja também
Se você tem cascas de cenoura, você tem um tesouro: 5 maneiras de usá-las em casa
7 alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama
Beber uma taça de vinho por dia oferece um benefício INCRÍVEL para a saúde, diz estudo