Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Air fryer possui método de cozimento menos poluente, aponta estudo

Pesquisa comparou a emissão de poluentes em cinco métodos de preparo

16 jan 2025 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários
Estudo aponta que air fryer apresenta método de cozimento menos poluente
Estudo aponta que air fryer apresenta método de cozimento menos poluente
Foto: Freepik

Cozinhar em casa pode ser sinônimo de calor, fumaça e, o que muitos desconhecem, poluição do ar interno. Um novo estudo da Universidade de Birmingham revela que a air fryer surge como uma solução promissora para esse problema ao demonstrar ser o método de cozimento menos poluente.

A pesquisa, conduzida pela Escola de Geografia, Terra e Ciências Ambientais da universidade, comparou a emissão de poluentes em cinco métodos de preparo: fritura na frigideira, refogado, fritura em óleo, fervura e fritura na air fryer. Os resultados foram surpreendentes: enquanto a fritura na frigideira liderava a emissão de poluentes, a air fryer apresentou os menores índices em todas as medições.

Para ilustrar a diferença, a fritura na frigideira emitiu 92,9 microgramas por metro cúbico de ar e 260 partes por bilhão de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs). Em contraste, a air fryer produziu apenas 0,6 microgramas por metro cúbico de ar e 20 partes por bilhão de VOCs, uma redução drástica na poluição do ar.

Essa descoberta é importante, já que muitos passam cerca de 80% do nosso tempo em ambientes fechados, segundo a American Lung Association. A poluição do ar interno, proveniente inclusive do ato de cozinhar, pode prejudicar a qualidade do ar em nossas casas e agravar problemas respiratórios como asma e doenças pulmonares.

"Há uma série de fatores que afetam os níveis de poluição do cozimento, incluindo a quantidade de óleo utilizada e a temperatura do fogão", explica o professor Christian Pfrang, autor sênior do estudo, em declaração para o Phys.org.

"O que podemos afirmar com certeza é que melhorar a ventilação nas cozinhas, abrindo janelas ou usando exaustores, ajudará a dispersar partículas poluentes e reduzir a exposição pessoal."

Além da menor emissão de poluentes, a air fryer oferece outros benefícios já conhecidos, como a praticidade, a eficiência e a redução no uso de óleo.

"A fritura a ar atinge a crocância da fritura tradicional sem o excesso de óleo ou a limpeza complicada", afirma a nutricionista culinária Marisa Moore, em entrevista à Health.

"Comparada à fritura por imersão, a fritura a ar geralmente resulta em alimentos com menos calorias (devido a menos óleo) e níveis mais baixos de compostos potencialmente inflamatórios liberados quando o óleo é aquecido a altas temperaturas.", conclui.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade