4 alimentos que prejudicam a saúde e devem ser evitados no café da manhã
30 jan
2025
- 04h59
Exibir comentários
Alguns alimentos, apesar de serem comuns no café da manhã, podem prejudicar a saúde quando consumidos em excesso. Além disso, eles são hipercalóricos e podem contribuir para o ganho de peso.
"A maioria deles contém açúcares refinados, gorduras trans ou carboidratos simples, que são rapidamente digeridos e causam picos de insulina seguidos de quedas rápidas nos níveis de glicose, o que gera mais fome", explica a médica nutróloga Sandra Lúcia Fernandes, professora do curso de Pós-Graduação em Nutrologia da Associação Brasileira de Nutrologia.
4 alimentos que devem ser evitados no café da manhã
- Pães brancos e produtos refinados: Feitos com farinha branca, esses alimentos têm baixo valor nutricional e podem aumentar a sensação de fome logo após o consumo.
- Cereais industrializados: Muitos cereais matinais possuem açúcares refinados, o que pode resultar em picos de glicose e aumentar a fome mais tarde.
- Doces e bolos: Alimentos como bolos, rosquinhas e doces de padaria geralmente contêm açúcares e gorduras saturadas, que podem ser prejudiciais à saúde metabólica.
- Salsichas e embutidos: Contêm gorduras saturadas e sódio em excesso, o que pode contribuir para o aumento do colesterol e da pressão arterial, além de ser menos nutritivo.
A médica ressalta que é importante optar por alimentos naturais, integrais e com baixo teor de açúcar, que ajudam a manter os níveis de energia mais estáveis e evitam o ganho de peso.