Açúcar de frutas é melhor do que o de refrigerantes? Entenda
O açúcar de uma fruta e de um refrigerante é o mesmo, diz nutricionista; a diferença está em como o corpo processa os componentes
O açúcar é componente de muitos alimentos, mas há alguma diferença entre eles? Segundo a cientista Joy Dubost não interessa se é um pedaço de fruta, um copo de refrigerante ou um prato de massa: o açúcar é sempre o mesmo. A razão é porque, independente de onde ele venha, é sempre feito de dois componentes moleculares: frutose e glicose.
De acordo com o site inglês Huffington Post, as taxas destes dois componentes são quase a mesma. A maioria das frutas tem entre 40% e 50% de frutose (salvo algumas exceções, como a maçã e a pera, que têm 65%), enquanto o açúcar comum tem 50%. Por isso, nenhum tipo de açúcar é melhor ou pior. Mas a grande diferença é como o corpo processa estes componentes.
A frutose é quebrada no fígado e não provoca nenhuma resposta de insulina. Já a glicose começa a ser digerida no estômago e precisa de insulina para ser metabolizada completamente. Por isso, não se iluda que, por causa da mesma composição, este processo seja o mesmo nas frutas e nos doces.
Em primeiro lugar, as frutas oferecem, além de açúcar, vitaminas, antioxidantes e água, enquanto os doces não apresentam nenhum valor nutricional. Além disso, as frutas têm menos açúcar em volume: meio copo de morangos tem 3,5 gramas de açúcar e meio copo de sorvete de morango tem 15 gramas.
Além disso, as frutas têm muita fibra, o que retarda a digestão da glicose feita pelo corpo. Portanto, o organismo terá mais tempo para digerir este componente ao invés de logo armazená-lo, em forma de gordura, como acontece com os doces. Mesmo frutas secas têm muitas fibras e nutrientes, mas, devido a composição extra de açúcar comum, não se pode abusar delas.