Adeus, barriga inchada: esses 5 alimentos probióticos ajudam a fazer o efeito contrário
Os microorganismos vivos promovem diversos benefícios para o funcionamento da saúde intestinal
Os probióticos são microrganismos vivos que favorecem a presença de bactérias benéficas ao intestino, essenciais para o seu bom funcionamento. Eles atuam restaurando o equilíbrio da microbiota intestinal, ajudando a melhorar tanto o trânsito intestinal quanto o processo digestivo.
Com isso, os probióticos contribuem para a redução de gases, prisão de ventre e inchaço abdominal, tornando-se grandes aliados para quem deseja se livrar da sensação de barriga inchada. "Uma microbiota equilibrada modula a resposta inflamatória do corpo. Quando o intestino está inflamado, pode haver retenção de líquidos e inchaço abdominal. Os probióticos podem ajudar a diminuir essa inflamação", informa Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo Ideais.
Pensando nisso, o MinhaVida selecionou 5 alimentos ricos em probióticos que você pode incluir na sua dieta para combater o inchaço de forma natural. Confira!
5 alimentos probióticos
1. Kefir
O kefir é uma bebida fermentada rica em bactérias e leveduras probióticas que auxiliam no funcionamento do intestino. Alguns dos seus benefícios são a redução da inflamação intestinal, o auxílio na digestão da lactose e a melhora da densidade óssea.
2. Iogurte
Iogurtes feitos a partir de leite fermentado são ricos em probióticos e bactérias benéficas ao intestino, como os lactobacilos. Além disso, o alimento ajuda a fortalecer o organismo e é um aliado no controle do apetite.
...
Veja também
Barriga inchada: o que pode ser e o que fazer para desinchar
Edema (Retenção de Líquidos): o que é, causas e como tratar
Gases (flatulência): sintomas, o que causa e como eliminar
Chá verde: para que serve, 8 benefícios e como consumir