Rocambole de alcachofra – Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da CozinhaVocê provavelmente conhece a alcachofra (Cynara scolymus) devido ao seu formato que lembra uma flor. Exótico, o legume é originário do Mediterrâneo, chegou a ser considerado ingrediente de luxo nas receitas europeias durante o século XVII, e foi trazido para o Brasil por imigrantes italianos no século XX. E, embora tenha uma aparência peculiar, possui partes comestíveis que apresentam muitos benefícios à saúde.
Seu período de safra é durante a primavera. Nesta época, o legume é mais nutritivo, saboroso e barato. Isso porque, colhida na estação certa, a alcachofra está mais adaptada ao clima e solo, podendo absorver mais nutrientes e desenvolver mais sabor. Para o bolso do consumidor, significa que foram necessárias menos interferências do produtor, reduzindo o preço final.
"Por estar na época da safra da alcachofra, é o momento oportuno para consumi-la, pois acaba tendo uma menor quantidade de agrotóxicos na sua produção [quando não orgânica] e o preço também fica mais competitivo", destaca a nutricionista Leticia Farinelli.
Por isso, conheça os principais benefícios de incluir a alcachofra no seu cardápio e as melhores formas de consumir o legume exótico:
1. Ajuda na saciedade
A alcachofra é composta por nutrientes que podem ajudar a manter a fome longe por mais tempo. Por conter uma grande quantidade de fibras, o legume pode dar saciedade por um período maior, diminuindo a sensação de fome.
"A alcachofra é rica em fibras, o que é ótimo para nos dar saciedade por mais tempo, porque lentifica a digestão (de uma forma positiva), além de ser bem baixa em calorias. Ao incluir a alcachofra nas refeições, mastigamos mais, o que também dá saciedade, com pouca densidade calórica", explica Farinelli.
2. Reduz a glicemia
Além do baixo índice glicêmico, as fibras da alcachofra podem colaborar para o controle da liberação da glicose no sangue. Assim, esse processo acontece de maneira mais gradual, o que evita picos de glicose quando há uma dieta saudável e balanceada. O legume torna-se bom aliado a pessoas com resistência à insulina e diabetes.
3. Faz bem para o intestino
O consumo de alcachofra pode ajudar na saúde do intestino, combatendo a prisão de ventre. Com o composto cinarina, o movimento do intestino é acelerado, melhorando ainda a digestão de gorduras. Além disso, o legume serve de alimento para as bactérias positivas do intestino, colaborando para a flora intestinal.
4. Contém antioxidantes
Existem antioxidantes na alcachofra que são capazes de agir contra os radicais livres, estes que, em excesso, podem causar diversos problemas de saúde, como envelhecimento e surgimento de doenças. Um exemplo de antioxidante muito presente no legume são os compostos polifenóis.
"A alcachofra também é rica em antioxidantes, que neutralizam os radicais livres. Isso é ótimo considerando o estilo de vida atual da maioria das pessoas, em que estamos produzindo radicais livres a todo tempo, vivendo em ambientes com muita poluição, estresse e alimentação rica em industrializados e açúcar", diz a nutricionista.
5. É rica em vitamina C
Outro antioxidante importante na composição da alcachofra é a vitamina C. O nutriente tem papel fundamental na imunidade, além de ajudar no combate ao envelhecimento, rugas e flacidez. Essa ajuda acontece tanto por a vitamina C ser antioxidante quanto um precursor para formação de colágeno.
Como consumir alcachofra?
A alcachofra pode ser o ingrediente chave de diversas receitas ou ainda um acompanhamento exótico. É possível consumi-la crua em saladas, batê-la em sucos ou usar suas folhas em chás. Você ainda pode assar ou refogar sua alcachofra para pratos mais práticos. Ainda é possível aproveitar os benefícios do legume como suplemento em cápsulas a partir de orientação nutricional.
O Guia da Cozinha te ajuda a incluir o alimento exótico na dieta com essa receita de rocambole de alcachofra. Após conferir todos os benefícios do legume, pense em acrescentá-lo no seu dia a dia, principalmente durante sua safra que acontece agora durante a primavera. Portanto, veja a seguir os ingredientes e passo a passo:
Rocambole de alcachofra
Tempo: 1h30
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes do Rocambole de alcachofra:
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 dente de alho picado
- 6 corações de alcachofra
- 600g de carne moída
- 6 ovos
- 50g de queijo parmesão ralado
- 100g de presunto
- 200g de queijo mussarela
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
- Margarina para untar
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o óleo, a manteiga, o alho, a alcachofra picada, tempere com sal e deixe ferver por 15 minutos ou até cozinhar. Reserve. Misture a carne, 4 ovos, o parmesão, noz-moscada, sal e pimenta. Abra a massa sobre um filme plástico, arrume por cima as fatias de presunto, a alcachofra e a mussarela picada. Enrole como rocambole, passe nos 2 ovos restantes batidos e na farinha de rosca. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno, preaquecido, por 40 minutos.