Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alimentos orgânicos ou integrais: quais são as diferenças?

Os dois tipos de alimentos são indicados para quem deseja ter uma alimentação mais saudável

28 out 2022 - 14h31
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando vamos ao supermercado, nos deparamos com os alimentos orgânicos e integrais nas prateleiras. Os dois são indicados para os indivíduos que querem ter uma alimentação mais saudável.

Foto: Maarten van den Heuvel/Pexels / Boa Forma

No entanto, há diferenças entre os tipos. Segundo a nutricionista da Iron Saúde Digital, Andreia Soares, "o alimento integral não tem nenhum processo de refinamento, isso faz com que ele não perca sua película protetora dos nutrientes, assim mantendo as vitaminas, minerais e as tão importantes fibras".

No caso dos orgânicos, eles consistem nos alimentos puros, ou seja, não contam com agrotóxicos, adubos sintéticos ou outros químicos.

"Os integrais podem passar por processos nas indústrias, mas desde que mantenha toda sua estrutura, bem como a principal que é a casca. Já os orgânicos não passam por nenhum processo é usado os os recursos naturais, respeitando a cultura da comunidade a condição socioeconômica, sempre lado a lado da sustentabilidade ecológica e econômica da região", afirma.

BENEFÍCIOS

Em relação aos benefícios, a nutricionista relata que os alimentos integrais são ricos em fibras e nutrientes, o que ajuda na prevenção de doenças crônicas como a diabetes, hipertensão, câncer e também ajuda o trânsito intestinal.

"O alimento integral não tem nenhum processo de refinamento, isso faz com que ele não perca sua película protetora dos nutrientes, assim mantendo as vitaminas, minerais e as tão importantes fibras", destaca.

"Já os orgânicos são os alimentos puros, não tem nenhum agrotóxico e adubos sintéticos ou outros químicos, que podem ser de origem animal como carnes, ovos, leites e de origem vegetal também como as frutas, verduras e legumes", acrescenta.

De acordo com Andreia Soares, os dois tipos de alimentos são saudáveis e complementam um ao outro. "Se você conseguir consumir um alimento integral e orgânico, o seu corpo agradece demais! Sendo assim, procure sempre se alimentar de forma saudável e sustentável", indica.

ATIVIDADE FÍSICA

No caso dos indivíduos que se exercitam e querem emagrecer no sentido de ganho de massa muscular, tanto o alimento orgânico quanto o integral são indicados, uma vez que auxiliam o sistema imunológico e são ricos em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos complexos.

Entretanto, é importante ressaltar que os alimentos integrais, por terem uma quantidade maior de fibras, nos mantêm mais saciados.

CUSTO BENEFÍCIO

A nutricionista explica que os alimentos orgânicos são naturais, ou seja, não têm aditivo químico. Dessa forma, quando higienizado da forma correta, é possível aproveitá-lo da raiz até a semente.

O integral, que é rico em vitaminas, fibras e minerais, pode ser utilizado em vários pratos e, na maioria das vezes, aproveitado por completo.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade