Alimentos sazonais: saiba quais são e seus benefícios para a saúde
Especialista lista alimentos para incluir na dieta nesse período do ano
A primavera é conhecida como o mês das flores, porém, a estação também proporciona explorar uma maior variedade alimentar por meio da introdução de frutas e vegetais da época. Conhecer mais sobre esses alimentos e suas propriedades nutricionais é uma oportunidade de diversificar a alimentação, tornando-a mais prazerosa.
Segundo a nutricionista Glaucia Balardini, a primavera é uma chance de incluir produtos naturais na dieta. "As opções típicas desta época oferecem um sabor vibrante e são ricas em nutrientes essenciais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e promover a saúde no geral", explica a especialista do GoodBom Supermercados.
Vantagens alimentares
O consumo de comidas de acordo com a safra traz inúmeros benefícios. Confira os principais abaixo
- Disponibilidade de nutrientes: o aproveitamento do clima e absorção de minerais presentes no solo são maiores.
- Sabor: o cultivo sazonal faz com que o alimento desenvolva melhor seu aroma e sabor.
- Agrotóxicos: os alimentos da estação necessitam de uma menor utilização de agrotóxicos e pesticidas, auxiliando na manutenção da saúde do consumidor.
Confira os benefícios dos alimentos da primavera
- Morangos
O morango é rico em vitamina C, antioxidantes e fibras. "Esses nutrientes são essenciais para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde da pele e promover uma digestão saudável. Além disso, eles contêm compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar a saúde cardiovascular," esclarece a nutricionista.
- Aspargos
Os aspargos são vegetais fontes de vitaminas A, C, E e K, além de minerais como ferro e potássio. Esses nutrientes possuem benefícios que auxiliam no fortalecimento dos ossos, na melhora da saúde ocular e na manutenção do equilíbrio eletrolítico. "O consumo regular de aspargos também pode contribuir para a saúde renal e para a digestão, devido às suas propriedades diuréticas e ao alto teor de fibras," indica a especialista.
- Ervilhas
A ervilha é um alimento fonte de proteína vegetal, fibra, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e zinco. " Elas ajudam a manter a energia ao longo do dia, promovem a saúde do coração e apoiam o sistema imunológico. As ervilhas também contêm antioxidantes que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação no corpo," explica Gláucia.
- Rabanete
Os rabanetes são vegetais que possuem propriedades desintoxicantes. "Eles são ricos em vitamina C, fibras e minerais como potássio e cálcio, o que auxilia na digestão, além de ajudar a manter a pele saudável e melhorar a função hepática. O consumo do rabanete pode ajudar a regular o nível de açúcar no sangue e promover a saúde cardiovascular," relata a profissional.
- Alcachofras
A alcachofra é uma adição saudável à dieta, por conta de seu alto teor de antioxidantes e fibras. Além disso, o alimento possui propriedades de apoio à função hepática e digestiva, ajudando a eliminar toxinas e melhorar a digestão. "A presença de compostos antioxidantes nas alcachofras pode também proteger o corpo contra danos celulares e apoiar a saúde geral," declara a especialista.
Adicionar esses alimentos à dieta é uma opção para quem busca diversificar as receitas, trazendo mais benefícios para a saúde. "Ao aproveitar as delícias da primavera, você estará investindo no bem-estar a longo prazo e celebra a estação com uma alimentação que nutre o corpo e a mente," conclui a nutricionista.