Amora previne doenças e infecções; conheça seus benefícios
Nutricionista revela quais os benefícios da amora para o nosso organismo, e nutróloga revela a melhor maneira de consumir a fruta
A amora é uma das frutas vermelhas mais benéficas para o organismo. Aliás, seus benefícios não estão apenas no fruto, mas também na folha. E, no Brasil, podemos aproveitar três variedades da fruta: a amora-vermelha, amora-preta e a amora-branca. Todas são ricas em vitaminas e minerais como magnésio, potássio e fósforo.
Além disso, a amora também tem alto poder antioxidante e baixo valor calórico. Por isso, pode combater doenças infecciosas e, de quebra, ainda é uma excelente opção para adicionar na dieta.
"Ela atua evitando a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, além de ser excelente para a saúde cardiovascular por conta da presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenoides", revela Danielle Bayma, nutricionista membro da Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).
Outros benefícios da amora
A especialista afirma que a fruta também é uma fonte rica de vitamina C, o que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, e afasta o surgimento de novas doenças.
E mais: existem alguns estudos que apontam que o chá da folha da amora é benéfico para amenizar os sintomas da menopausa, justamente pela sua concentração de flavonoides. "A quantidade de consumo varia de acordo com cada paciente, porém é uma fruta com baixa densidade calórica e baixo índice glicêmico também", aponta a especialista.
Existe contraindicação?
Danielle explica que a única contraindicação em relação ao consumo dessa fruta é para as gestantes, principalmente as que se encontram no terceiro trimestre. Isso porque, assim como qualquer outro alimento rico em compostos fenólicos, há o risco de prejudicar a formação dos vasos sanguíneos do coração do bebê.
Melhor maneira de consumir amora
O suco de amora é uma delícia, além de muito refrescante. No entanto, não é a melhor forma de consumir a fruta. "Geralmente, frutas inteiras são boas fontes de fibra, enquanto sucos de frutas não são", aponta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
De acordo com a médica, uma xícara de suco de frutas, mesmo 100% puro, tem muito mais açúcar do que um pedaço ou uma porção de fruta inteira. Além disso, frutas inteiras são mais saciantes.
"Priorize frutas inteiras em vez de suco. E aproveite o alimento: coma com atenção para apreciar plenamente o cheiro, a textura e o sabor", finaliza.